OS SABERES MUSICAIS PARA O PROFESSOR UNIDOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO COM EDUCADORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DESEMBARGADOR MAURO CAMPOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109031 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 5384 "titulo" => "OS SABERES MUSICAIS PARA O PROFESSOR UNIDOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO COM EDUCADORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DESEMBARGADOR MAURO CAMPOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS." "resumo" => "A música é uma das expressões culturais mais antigas da humanidade. Usada em culturas e sociedades para diversos fins: celebrar, comunicar, curar, entreter e educar. Na educação, a música é uma disciplina essencial, pois ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais em crianças e jovens. Este estudo apresentou estudo bibliográfico, pesquisa quantitativa e qualitativa sobre ossaberes musicais que os professores unidocentes devem possuir, incluindo os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades musicais, as competências pedagógicas e as atitudes necessárias para ensinar música de forma eficaz e significativa aos alunos. A análise dos dados foi pela triangulação, que apontou a carência de abordagem da educação musical para a formação do pedagogo. O resultado da pesquisa indicou não uniformidade na metodologia do ensino, quando presente e muitas ausências nos currículos de graduação para a formação do docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5384_TB243_18022024165246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA HOLANDA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "holanda30@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109031 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 5384 "titulo" => "OS SABERES MUSICAIS PARA O PROFESSOR UNIDOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO COM EDUCADORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DESEMBARGADOR MAURO CAMPOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS." "resumo" => "A música é uma das expressões culturais mais antigas da humanidade. Usada em culturas e sociedades para diversos fins: celebrar, comunicar, curar, entreter e educar. Na educação, a música é uma disciplina essencial, pois ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais em crianças e jovens. Este estudo apresentou estudo bibliográfico, pesquisa quantitativa e qualitativa sobre ossaberes musicais que os professores unidocentes devem possuir, incluindo os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades musicais, as competências pedagógicas e as atitudes necessárias para ensinar música de forma eficaz e significativa aos alunos. A análise dos dados foi pela triangulação, que apontou a carência de abordagem da educação musical para a formação do pedagogo. O resultado da pesquisa indicou não uniformidade na metodologia do ensino, quando presente e muitas ausências nos currículos de graduação para a formação do docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5384_TB243_18022024165246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA HOLANDA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "holanda30@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }