Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORARANDO UMA GINÁSTICA RÍTMICA INCLUSIVA PARA TODOS OS GÊNEROS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110155
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1826
    "inscrito_id" => 9355
    "titulo" => "EXPLORARANDO UMA GINÁSTICA RÍTMICA INCLUSIVA PARA TODOS OS GÊNEROS"
    "resumo" => "Compreendendo que as concepções de gênero são construções culturais e sociais, que podem ser discriminatórias e promover desigualdades, e reconhecendo que a ginástica rítmica, assim como em muitas outras práticas esportivas, tem em sua origem histórica e enquanto rendimento, o reforço estereótipos de gênero que não só se transformam em pressões estéticas sobre os corpos femininos, mas que ainda se torna pouco acessível aos corpos masculinos. Este artigo traz uma reflexão sobre os aspectos de gênero na modalidade, mostrando suas nuances e contradições e propõe a prática da ginástica rítmica nos espaços educacionais, como uma possibilidade inclusiva e que permite desenvolver de uma expressão corporal livre de estereótipos, capaz de promover reflexões valiosas no combate das desigualdades de gênero. Para isso, o presente estudo trará um conjunto de relatos e análises das diversas práticas realizadas com a modalidade dentro da Fundação Gol de Letra e como elas atravessaram os participantes dessas experiências e suas famílias. Ressaltamos que é preciso junto a prática, trabalhar os conceitos e temas relacionados a gêneros, além de um trabalho contínuo e consciente dos profissionais da educação e equipe multidisciplinar para que não seja apenas uma experiência pontual e isolada, mas um conjunto de ações efetivas e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9355_TB1826_27102024215908.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Thaya Pereira"
    "autor_email" => "thaya.gr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110155
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1826
    "inscrito_id" => 9355
    "titulo" => "EXPLORARANDO UMA GINÁSTICA RÍTMICA INCLUSIVA PARA TODOS OS GÊNEROS"
    "resumo" => "Compreendendo que as concepções de gênero são construções culturais e sociais, que podem ser discriminatórias e promover desigualdades, e reconhecendo que a ginástica rítmica, assim como em muitas outras práticas esportivas, tem em sua origem histórica e enquanto rendimento, o reforço estereótipos de gênero que não só se transformam em pressões estéticas sobre os corpos femininos, mas que ainda se torna pouco acessível aos corpos masculinos. Este artigo traz uma reflexão sobre os aspectos de gênero na modalidade, mostrando suas nuances e contradições e propõe a prática da ginástica rítmica nos espaços educacionais, como uma possibilidade inclusiva e que permite desenvolver de uma expressão corporal livre de estereótipos, capaz de promover reflexões valiosas no combate das desigualdades de gênero. Para isso, o presente estudo trará um conjunto de relatos e análises das diversas práticas realizadas com a modalidade dentro da Fundação Gol de Letra e como elas atravessaram os participantes dessas experiências e suas famílias. Ressaltamos que é preciso junto a prática, trabalhar os conceitos e temas relacionados a gêneros, além de um trabalho contínuo e consciente dos profissionais da educação e equipe multidisciplinar para que não seja apenas uma experiência pontual e isolada, mas um conjunto de ações efetivas e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9355_TB1826_27102024215908.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Thaya Pereira"
    "autor_email" => "thaya.gr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Compreendendo que as concepções de gênero são construções culturais e sociais, que podem ser discriminatórias e promover desigualdades, e reconhecendo que a ginástica rítmica, assim como em muitas outras práticas esportivas, tem em sua origem histórica e enquanto rendimento, o reforço estereótipos de gênero que não só se transformam em pressões estéticas sobre os corpos femininos, mas que ainda se torna pouco acessível aos corpos masculinos. Este artigo traz uma reflexão sobre os aspectos de gênero na modalidade, mostrando suas nuances e contradições e propõe a prática da ginástica rítmica nos espaços educacionais, como uma possibilidade inclusiva e que permite desenvolver de uma expressão corporal livre de estereótipos, capaz de promover reflexões valiosas no combate das desigualdades de gênero. Para isso, o presente estudo trará um conjunto de relatos e análises das diversas práticas realizadas com a modalidade dentro da Fundação Gol de Letra e como elas atravessaram os participantes dessas experiências e suas famílias. Ressaltamos que é preciso junto a prática, trabalhar os conceitos e temas relacionados a gêneros, além de um trabalho contínuo e consciente dos profissionais da educação e equipe multidisciplinar para que não seja apenas uma experiência pontual e isolada, mas um conjunto de ações efetivas e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.