A Robótica Educacional (RE) é um recurso pedagógico conhecido no Brasil e no mundo. No entanto, pesquisas e cursos na área de formação de professores para o trabalho com RE, associando os conhecimentos tecnológico, metodológico e conteúdo ainda são incipientes. A formação continuada de professores é um processo necessário para o efetivo cumprimento do que dispõem as resoluções e diretrizes nacionais acerca da Computação na Educação Básica. Portanto, apresentamos resultados de um curso híbrido cujo objetivo foi desenvolver com professores da Educação Básica atividades imersisvas de RE, resolução de problemas e ensino por investigação. O curso está fundamentado na perspectiva construcionista de Papert, na metodologia de resolução de problemas, conforme Polya, e no ensino por ivestigação na acepção de Sasseron. Trata-se de uma investigação qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como procedimentos técnicos de coleta de dados, foram usadas atividades realizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), questionários diagnósticos e fichas de avaliação das práticas pedagógicas elaboradas pelos professores. Entre os principais resultados, destacam-se as relações que se estabelecem entre processos de resolução de problemas e investigação em atividades com Robótica Educacional, o aperfeiçoamento do curso por meio da avaliação dos participantes, a necessidade de criação de um Grupo de Estudos para acompanhamento da prática pedagógica e reaplicação do curso de formação por professores egressos. Tais experiências resultarão na produção de um MOOC (Massive Open Online Course), possibilitando futuras replicações do curso de Robótica Educacional em outros contextos. O desenvolvimento da formação, a criação de um grupo de estudos e de um curso MOOC fazem parte do Produto Educacional da pesquisa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática do primeiro autor.