Esta pesquisa abordara as comunidades quilombolas na resistência e luta por uma educação de qualidade. A pesquisa apresenta o objetivo geral de analisar as propostas de educação das comunidades quilombolas e dos territórios quilombolas do município de Passira-PE. Optou-se por uma metodologia qualitativa e quantitativa com procedimentos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo. Buscam-se possíveis interlocuções com as produções de Ribeiro (2015), Leite (2015), Arruti (2016), Souza (2018), entre outros. Ao analisar os problemas que as docentes das escolas quilombolas campo de pesquisa enfrentam para atuarem com discentes diante dos obstáculos encontrados no processo de escolarização das comunidades quilombolas, observou-se o quanto as mesmas se dispõem para trabalharem conforme os níveis da turma para despertar a autoestima dos discentes. A análise dos dados foi feita a partir da descrição dos questionários. Os resultados da pesquisa mostraram que as docentes, buscam aperfeiçoamentos com formações continuadas para enriquecer suas práticas pedagógicas, porém quando participam não abrangem suas necessidades, por lecionarem em comunidades quilombolas. É imprescindível a construção do conhecimento e a aprendizagem significativa e prazerosa por parte desse público, promovendo uma Educação de qualidade, levando em conta os sujeitos e suas especificidades, para que os mesmos possam romper barreiras e vencer preconceitos, utilizando práticas pedagógicas com compromisso e responsabilidade, para transformar a vida dos discentes, onde estes, possam se tornar autores de suas próprias histórias, com autonomia e segurança. Para tanto, é de suma importância que a escola possa contar com uma equipe de profissionais para atender as necessidades apresentadas pelos discentes. A família deve ser presente e atuante no desenvolvimento dos filhos, todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, precisam se comprometer com o fortalecimento e bem estar do sujeito.