A utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem estimula a participação direta dos alunos, que assumem um papel de protagonista no processo educacional, enquanto os professores atuam como facilitadores, criando um ambiente propício para o aprendizado. Com o intuito de incentivar uma abordagem inovadora e ativa no ensino de química, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) elaborou um projeto que envolve a criação de jogos educacionais utilizando uma impressora 3D. Este projeto foi desenvolvido no Laboratório Maker e avaliado por alunos e um professor de uma turma do primeiro ano do ensino médio do IFPE – Campus Barreiros. Uma análise dos impactos do projeto foi realizada por meio de entrevista e observação em sala de aula, revelando alta motivação e engajamento dos alunos durante as atividades. No entanto, a falta de conhecimento prévio tanto por parte dos alunos quanto do professor sobre impressão 3D, mostrou-se um obstáculo significativo. Diante dos desafios encontrados na utilização de tecnologias e criação de jogos educacionais como uma metodologia ativa, recomenda-se a integração de recursos tecnológicos no ambiente escolar, juntamente com cursos e workshops para capacitação técnica de alunos e professores, visando aprimorar práticas educacionais inovadoras em sala de aula.