O presente trabalho teve como objetivo a discussão e elaboração de estratégias de educação ambiental para a conscientização e sensibilização dos estudantes do IFMA Campus Codó, com o objetivo de atenuar os impactos causados pelos resíduos, gerados no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó. A Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece como instrumento o documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de resíduos gerados por empresas, indústrias ou estabelecimentos, descrevendo quais práticas e ações devem ser tomadas, de acordo com a lei, para a coleta, o manejo, o acondicionamento e a disposição final desses resíduos. A Educação Ambiental tem um papel muito mais amplo, abrangendo não apenas a sensibilização dos indivíduos quanto aos problemas ambientais, mas também a formação de cidadãos?conscientes e responsáveis, capazes de tomar decisões sustentáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A pesquisa foi conduzida por meio de métodos mistos, incluindo identificação e categorização dos resíduos encontrados, investigado qual é a destinação dos resíduos produzidos no IFMA Codó e a criação de um plano de gestão de resíduos sólidos e implementação de campanha de conscientização, com banners e palestras para os estudantes do ensino médio e superior do campus. O objetivo geral foi contribuir para o desenvolvimento da concretização de um ambiente mais limpo e sustentável, por meio da Educação Ambiental. Ao promover a conscientização e a mudança de comportamento em relação ao descarte de resíduos, espera-se que esses métodos contribuam para a preservação dos ecossistemas e para a atenuação dos impactos ambientais provenientes do descarte inadequado, promovendo assim, um ambiente mais saudável e sustentável.