Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIÇÕES APRENDIDAS NA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS EM UM CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Estudantes com deficiência visual são parte do público-alvo da educação especial, sendo garantido por lei o atendimento especializado para assegurar sua matrícula, permanência e sucesso no ensino regular. Este direito também deve ser garantido na educação profissional. Este trabalho faz um relato de experiências e apresenta lições aprendidas durante o ensino de programação para alunos com deficiência visual no curso técnico de Informática para Internet, integrado ao ensino médio, em uma instituição pública de ensino. A matriz curricular desse curso inclui disciplinas chave como fundamentos e lógica de algoritmos, programação estruturada e orientada a objetos e banco de dados. No contexto da instituição de ensino ofertante do curso, a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) foi fundamental para atender as demandas desses estudantes. Com o apoio do NAPNE e da equipe técnico-pedagógica, os docentes e servidores técnicos administrativos realizaram adequações nas disciplinas e desenvolveram estratégias pedagógicas para favorecer a inclusão e o sucesso dos alunos com deficiência visual nas atividades curriculares. Também foram utilizadas tecnologias assistivas para permitir que os estudantes com deficiência visual utilizassem o computador para o desenvolvimento das atividades do curso, tais como softwares leitores de tela, sintetizadores de voz e teclados modificados. Além disso, foram pensadas estratégias para o letramento digital dos alunos, a seleção de softwares de desenvolvimento acessíveis e compatíveis com softwares leitores de tela e a escolha das linguagens de programação utilizadas no decorrer do curso. O acompanhamento dos estudantes também foi realizado de maneira individualizada, dentro e fora da sala de aula, tanto pelo professor regente da disciplina, como por meio do auxílio de tutores de aprendizagem.

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