O MAL-ESTAR NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: AS TRANSFORMÇÕES DO AUTORITARISMO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112710 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5454 "inscrito_id" => 15524 "titulo" => "O MAL-ESTAR NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: AS TRANSFORMÇÕES DO AUTORITARISMO" "resumo" => "A educação superior vem passando por muitas transformações, dentre elas está a dinâmica da relação professor aluno. Esta pesquisa tem por objetivo investigar os impasses na relação professor aluno que apontam para manifestações do mal-estar na escolarização contemporânea. Para isto, buscou compreender as transformações da relação professor aluno ao longo da história na perspectiva de docentes do ensino superior. Foi utilizada a entrevista semi estruturada como instrumento e a análise de conteúdo para a tratamento dos dados encontrados. Participaram nove docentes do ensino superior com pelo menos 5 anos de magistério. Os resultados apontaram para as transformações da experiência de autoridade do professor em sala de aula. Identificou-se duas categorias que revelam as mudanças do mal-estar ao longo da história: (1) O autoritarismo do professor e (2) O poder do aluno “sem limites”. Na primeira, em uma perspectiva tradicional, o professor aparece na relação a partir de uma autoridade sustentada no aluno como subalterno. O conhecimento é transmitido ao aluno sem que ele participe do processo, posicionando-o como mero receptor do conhecimento. Na segunda categoria, o docente, destituído de autonomia em sua prática pedagógica, submete-se ao aluno que, por sua vez, posiciona-se como quem tem o direito de fazer o que quiser, sem precisar ponderar acerca dos impactos de suas atitudes. O desafio de ensinar, no palco da relação professor aluno, tem encenado rupturas com o autoritarismo tradicional. O pêndulo que mortifica a autonomia, alteridade e liberdade do outro está se deslocando do polo do professor e caminhando para o aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15524_TB5454_23052024192850.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANA GONÇALVES SARMENTO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "GIOVANA" "autor_email" => "giovanasarmento@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC (CESMAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112710 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5454 "inscrito_id" => 15524 "titulo" => "O MAL-ESTAR NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: AS TRANSFORMÇÕES DO AUTORITARISMO" "resumo" => "A educação superior vem passando por muitas transformações, dentre elas está a dinâmica da relação professor aluno. Esta pesquisa tem por objetivo investigar os impasses na relação professor aluno que apontam para manifestações do mal-estar na escolarização contemporânea. Para isto, buscou compreender as transformações da relação professor aluno ao longo da história na perspectiva de docentes do ensino superior. Foi utilizada a entrevista semi estruturada como instrumento e a análise de conteúdo para a tratamento dos dados encontrados. Participaram nove docentes do ensino superior com pelo menos 5 anos de magistério. Os resultados apontaram para as transformações da experiência de autoridade do professor em sala de aula. Identificou-se duas categorias que revelam as mudanças do mal-estar ao longo da história: (1) O autoritarismo do professor e (2) O poder do aluno “sem limites”. Na primeira, em uma perspectiva tradicional, o professor aparece na relação a partir de uma autoridade sustentada no aluno como subalterno. O conhecimento é transmitido ao aluno sem que ele participe do processo, posicionando-o como mero receptor do conhecimento. Na segunda categoria, o docente, destituído de autonomia em sua prática pedagógica, submete-se ao aluno que, por sua vez, posiciona-se como quem tem o direito de fazer o que quiser, sem precisar ponderar acerca dos impactos de suas atitudes. O desafio de ensinar, no palco da relação professor aluno, tem encenado rupturas com o autoritarismo tradicional. O pêndulo que mortifica a autonomia, alteridade e liberdade do outro está se deslocando do polo do professor e caminhando para o aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15524_TB5454_23052024192850.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANA GONÇALVES SARMENTO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "GIOVANA" "autor_email" => "giovanasarmento@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC (CESMAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }