Uma educação inclusiva está vinculada ao respeito e valorização às diversidades para garantir que todos os alunos tenham oportunidades de aprender, entretanto, nem sempre os agentes educacionais, como o professor, estão preparados para isso. Um agravante é a formação de professores, já que a formação inicial e continuada é crucial na qualificação desse profissional para trabalhar com as diferenças. Nesse sentido, esse trabalho se propõe a mapear as produções científicas publicadas no XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), última edição do evento, no locus da educação inclusiva na formação de professores para compreender como esse tema está sendo incorporado na formação inicial e continuada de professores de matemática. Para tal, foi utilizado uma metodologia de pesquisa qualitativa com base em procedimentos de mapeamento sistemático visando identificar tais produções científicas que abordam a temática escolhida. Dos trabalhos disponíveis nos referidos anais que totalizam 821 e por meio da análise dos seus resumos, foram identificados 31 deles que abordam a temática da educação inclusiva, sendo desses 4 que são direcionados à formação de professores. As inferências dos trabalhos expostos evidenciam a riqueza de aprendizado que a formação inicial e continuada de professores pode proporcionar para o diálogo e promoção de uma educação mais inclusiva, assim como evidencia a necessidade de mais foco do tema nas diversas etapas da qualificação docente.