A pandemia da Covid-19 provocou uma série de mudanças nos modos de vida em sociedade e, consequentemente, nas formas de se pensar e realizar a Educação. Mas a conjuntura da educação superior, neste momento atual, em particular, mostra-se bastante complexa, em razão da realidade social ainda pouco consolidada após a minimização dos efeitos da pandemia, que teve seu fim decretado apenas no dia 04 de maio de 2023, pela Organização Mundial da Saúde. Portanto, pode-se dizer que ainda se vivencia uma fase de transição na educação superior brasileira, o que pode indicar mudanças em um cenário ainda não bem definido. Considerando esse contexto e entendendo a necessidade de identificar as transformações operadas nesse nível educacional, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as mudanças e continuidades no acesso ao ensino superior brasileiro a partir da ocorrência da pandemia da Covid-19. Para isso, será realizada uma pesquisa documental, fundamentada em dados do Censo da Educação Superior Brasileira, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do período de 2019 a 2022, e pesquisa bibliográfica, a partir de autores que tratam da realidade do ensino superior brasileiro no contexto pós pandemia, e de questões como desigualdade educacional e exclusão. Trata-se, pois, de um estudo de abordagem quanti-qualitativa. Como resultado, evidencia-se que a pandemia agravou as desigualdades educacionais e acentuou a exclusão à educação superior brasileira, que é histórica.