Para melhorar a compreensão dos assuntos de Botânica e a interação dos alunos com a disciplina, uma das alternativas é trazer a ludicidade em sala de aula, utilizando ferramentas que façam o aluno ter autonomia. O presente artigo tem como objetivo a confecção de um jogo de cartas para ser usado nas aulas de Biologia e que ajude a compreender melhor alguns assuntos da Botânica, mais especificamente briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. O jogo confeccionado é formado por 24 cartas, divididas em 4 conjuntos de 6 cartas. Cada um dos conjuntos está relacionado com os quatro tipos de plantas que estão sendo estudados, apresentando as suas principais informações, sendo elas: fisiologia, reprodução, habitat, curiosidades e imagens. A metodologia ocorrerá nos seguintes passos: embaralhar as cartas; separar o número de conjuntos correspondente ao número de jogadores; distribuir para cada jogador suas cartas. Cada jogador deve segurar as cartas em suas mãos, ocultando-as dos demais jogadores. Cada jogador optará por um tipo de vegetal e em cada rodada, o jogador deverá passar uma carta que não contenha informações referentes ao seu tipo de vegetal para o jogador à esquerda. A carta recebida só poderá ser passada na rodada seguinte. O ganhador do jogo é o jogador que conseguir reunir as 6 cartas relacionadas a um único tipo de planta escolhido por ele. Espera-se que o jogo contribua para a compreensão dos conteúdos abordados e permita que os alunos absorvam os assuntos com mais facilidade, proporcionando uma aula lúdica.