Manguezal é um ecossistema costeiro que possui distribuição em regiões tropicais e subtropicais do planeta, o que por consequência abrange o litoral brasileiro. Para tanto, a preservação deste ecossistema torna-se importante, visto que fornece serviços ecossistêmicos para as comunidades que dele usufruem. Assim, os educadores devem construir planejamentos e intervenções pedagógicas buscando a educação ambiental para a sensibilização sobre este ecossistema. Diante disso, a presente pesquisa busca analisar a criação e implementação da técnica do stop motion como estratégia de aprendizagem para educação ambiental visando (re)criar o elo existente estre os estudantes e o manguezal. Para tanto se utilizou da pesquisa-ação para esta análise se iniciando na busca das necessidades e interesses dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Em seguida, traçou-se um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na eletiva, buscando conectar teoria e prática com a aceitação do público-alvo, fase planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. E por final a fase avaliação da ação foi constituída por uma culminância das atividades desenvolvidas na eletiva, demonstrando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação da disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e implementação da eletiva, se percebeu notável percepção dos estudantes ao ambiente que os rodeava, como o ecossistema traz subsistência para a comunidade e os impactos que os hábitos podem trazer ao manguezal. Aliar o uso de tecnologia, no caso da eletiva o aplicativo para gravação de stop motion, foi importante para manter a atenção e criar interesse nos estudantes em relação a temática principal da disciplina.