Este presente trabalho bibliográfico são fruto de vivências de quem há 04 (quatro) anos exerce a função de formar quem forma sujeitos em construção de suas capacidades atitudinais, comportamentais e valorativas, ou seja, vivências como Coordenador Pedagógico a frente de uma equipe de professores do Ensino Fundamental – Anos Finais. Cada dito aqui parte das observáveis do conduzir da tríade indissociável do fazer pedagógico na postura do docente: a ação/reflexão/ação, porém o agir/ação (mudança de postura) necessitamos a cada dia aprimorar, ou seja, é preciso ação, pois a reflexão/ avaliação deva ser consciente e nos exige isso. Aqui a educação que me refiro nesse trabalho, não é aquela conteudista, sim o conteúdo informa, faz conhecer, faço referência a um ensinar emancipador, visionário, empreendedor, que fomenta adeptos de uma prática pensante. É preciso desenvolver nos alunos a capacidade de estudar, de procurar, de pesquisar, de comunicar. Por fim, o que busco é mostrar a nossa condição de formadores, às vezes lançamos um olhar num horizonte muito distante, hoje agrego a esse escrito de maneira contundente que essa busca/encontro pode ser até vazia quando não me permito tocar pelas escutas e transformar meu ser pelas experiências e pela observação das boas práticas, a reflexão pedagógica alicerçada a partir de cada achado nas propostas de aprendizagem com minhas crianças, um olhar cuidadoso a cada descoberta dos meus alunos, que me faz conhecer, avaliar as observáveis, fazer inferências, buscar fundamentos e isso me conduz ao autoconhecimento, a auto formação, pois penetra no campo do conhecer, estudar, pra agir novamente, culminado no efeito e na nova ação. Os resultados aqui expressam que as aprendizagens em um ambiente escolar vão muito além de conteúdos, mas servem para a vida social e profissional, e antes de tudo passam pelo conhecimento de si mesmas.