A pesquisa científica júnior é uma poderosa ferramenta de aprendizagem na educação básica, incentivando estudantes a explorarem o método científico desde cedo. Esse enfoque promove o desenvolvimento de habilidades críticas como observação, questionamento, experimentação e análise de dados. Objetivamos com esse trabalho despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio da Rede Pública. A base de nosso trabalho são os alunos do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte localizado em Aracaju SE, onde funciona o Grupo de Pesquisa DomTec. A pesquisa científica no ensino básico, garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96), é uma ferramenta de promoção da alfabetização científica e do ensino de ciências de um modo geral. A fundação dos primeiros clubes e feiras de ciências no Brasil data das décadas de 50 e 60, fruto do movimento Escola Nova que teve as ideias de John Dewey (1859-1952) como referência (Portela e Laranjeiras, 2015). Uma pesquisa científica de IC Jr inicia com um problema baseado em observação do cotidiano pelo aluno ou proposto pelo professor orientador. A partir do problema, se faz uma pergunta e coleta dados para respondê-la. Temos o equivalente a 300 alunos e 25 linhas de pesquisa no DomTec. Nossos alunos participam assiduamente dos trabalhos científicos, apresentam trabalhos em congressos científicos, feiras, publicam em periódicos. Temos bons resultados de aprovação na unidade escolar, frequência alta, e aprovações no ENEM, as pesquisas com resultados publicados. Integrar a pesquisa científica no currículo da educação básica também promove a alfabetização científica, tornando os alunos mais conscientes e preparados para entender e participar de debates sobre questões científicas e tecnológicas contemporâneas. Dessa forma, a pesquisa científica júnior se estabelece como uma metodologia eficaz para aprofundar o aprendizado e engajar os jovens na descoberta do conhecimento.