NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE DE MEDICINA (NAPEM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E (TRANS)FORMAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112660 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5382 "inscrito_id" => 13891 "titulo" => "NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE DE MEDICINA (NAPEM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E (TRANS)FORMAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho abordará reflexões sobre a educação no ensino superior, mais especificamente os desafios da articulação entre aprendizagem e saúde mental na vida acadêmica. O objetivo deste é apresentar algumas ações realizadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (NAPEM), de um centro universitário, situado no interior do Ceará. A metodologia é baseada em um relato de experiência, observação-participante e elaboração de diários de campo. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, em que foram elencadas as seguintes categorias: Atendimento individual; saúde mental; apoio psicopedagógico. Os resultados desta experiência apontaram que as ações realizadas pelo NAPEM estão voltadas, principalmente, para atendimento individuais, com foco no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem do aluno e na promoção de sua saúde mental. Esses atendimentos são realizadas por profissionais da Psicopedagogia e da Psicologia que estão disponíveis, no formato de plantão, para acolhimento e acompanhamento desses estudantes. Junto à isso, realizam também reuniões com as famílias, com o intuito de qualificar esses acompanhamentos. A partir dessa experiência, identificamos que transtornos de ansiedade, TDAH, Transtorno do Espectro Autista e síndrome do pânico são as principais demandas que aparecem e que, de forma peculiar, produzem reflexos no rendimento acadêmico. Através do acolhimento psicológico e do acompanhamento pedagógico vamos construindo estratégias de enfrentamento as dificuldades e de desenvolvimento dos aspectos cognitivos e subjetivos. Constatamos que o suporte emocional, instrumental e comportamental oferecido pelo NAPEM vem produzindo efeitos positivos para aprendizagem dos estudantes. Diante do exposto, é primordial dar visibilidade as questões que se impõem como desafios para os estudantes no ensino superior e reconhecer a necessária articulação entre educação e saúde mental para garantia de uma aprendizagem significativa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13891_TB5382_10062024144956.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE AGUIAR VIEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhiane.aguiar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112660 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5382 "inscrito_id" => 13891 "titulo" => "NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE DE MEDICINA (NAPEM): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E (TRANS)FORMAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho abordará reflexões sobre a educação no ensino superior, mais especificamente os desafios da articulação entre aprendizagem e saúde mental na vida acadêmica. O objetivo deste é apresentar algumas ações realizadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (NAPEM), de um centro universitário, situado no interior do Ceará. A metodologia é baseada em um relato de experiência, observação-participante e elaboração de diários de campo. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, em que foram elencadas as seguintes categorias: Atendimento individual; saúde mental; apoio psicopedagógico. Os resultados desta experiência apontaram que as ações realizadas pelo NAPEM estão voltadas, principalmente, para atendimento individuais, com foco no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem do aluno e na promoção de sua saúde mental. Esses atendimentos são realizadas por profissionais da Psicopedagogia e da Psicologia que estão disponíveis, no formato de plantão, para acolhimento e acompanhamento desses estudantes. Junto à isso, realizam também reuniões com as famílias, com o intuito de qualificar esses acompanhamentos. A partir dessa experiência, identificamos que transtornos de ansiedade, TDAH, Transtorno do Espectro Autista e síndrome do pânico são as principais demandas que aparecem e que, de forma peculiar, produzem reflexos no rendimento acadêmico. Através do acolhimento psicológico e do acompanhamento pedagógico vamos construindo estratégias de enfrentamento as dificuldades e de desenvolvimento dos aspectos cognitivos e subjetivos. Constatamos que o suporte emocional, instrumental e comportamental oferecido pelo NAPEM vem produzindo efeitos positivos para aprendizagem dos estudantes. Diante do exposto, é primordial dar visibilidade as questões que se impõem como desafios para os estudantes no ensino superior e reconhecer a necessária articulação entre educação e saúde mental para garantia de uma aprendizagem significativa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13891_TB5382_10062024144956.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE AGUIAR VIEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhiane.aguiar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }