ENSINO DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO MARANHÃO: CONHECIMENTOS E SABERES PARA INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112658 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5379 "inscrito_id" => 14905 "titulo" => "ENSINO DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO MARANHÃO: CONHECIMENTOS E SABERES PARA INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA." "resumo" => "Este projeto de ensino da capoeira Angola e Regional tem como objetivo promover a compreensão e valorização da cultura afro-brasileira, em conformidade com a Lei 10.639/2003, que requer o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, incluindo os Institutos Federais do Maranhão. A capoeira, uma expressão cultural que combina elementos de dança, luta e música, é considerada um importante patrimônio afro-brasileiro e desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural. O projeto diferencia entre os estilos de capoeira angola e regional, destacando suas origens históricas e características distintas. A metodologia inclui aulas teóricas sobre a história da capoeira, seu contexto social e cultural, e a importância da preservação e difusão dessas manifestações artísticas. As aulas práticas envolvem a aprendizagem dos movimentos característicos de cada estilo, promovendo a participação ativa dos alunos. Um documentário das atividades é registrado pelos bolsistas e voluntários. A Lei 10.639/2003 é incorporada ao projeto como um guia para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, destacando a contribuição da cultura afro-brasileira para a identidade nacional. As atividades propostas visam sensibilizar os alunos para a diversidade cultural, promovendo o respeito e a valorização da herança afrodescendente. O plano inclui eventos como palestras, apresentações culturais e a participação de mestres de capoeira, proporcionando uma experiência enriquecedora e autêntica aos estudantes. O objetivo final é não apenas transmitir conhecimentos sobre a capoeira, mas também promover a consciência crítica e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Este projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional: educação, ambiente, saúde, agricultura e sociedade - DREASAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14905_TB5379_27102024231209.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE LUCAS DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JORGE" "autor_email" => "jorge.f@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112658 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5379 "inscrito_id" => 14905 "titulo" => "ENSINO DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO MARANHÃO: CONHECIMENTOS E SABERES PARA INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA." "resumo" => "Este projeto de ensino da capoeira Angola e Regional tem como objetivo promover a compreensão e valorização da cultura afro-brasileira, em conformidade com a Lei 10.639/2003, que requer o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, incluindo os Institutos Federais do Maranhão. A capoeira, uma expressão cultural que combina elementos de dança, luta e música, é considerada um importante patrimônio afro-brasileiro e desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural. O projeto diferencia entre os estilos de capoeira angola e regional, destacando suas origens históricas e características distintas. A metodologia inclui aulas teóricas sobre a história da capoeira, seu contexto social e cultural, e a importância da preservação e difusão dessas manifestações artísticas. As aulas práticas envolvem a aprendizagem dos movimentos característicos de cada estilo, promovendo a participação ativa dos alunos. Um documentário das atividades é registrado pelos bolsistas e voluntários. A Lei 10.639/2003 é incorporada ao projeto como um guia para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, destacando a contribuição da cultura afro-brasileira para a identidade nacional. As atividades propostas visam sensibilizar os alunos para a diversidade cultural, promovendo o respeito e a valorização da herança afrodescendente. O plano inclui eventos como palestras, apresentações culturais e a participação de mestres de capoeira, proporcionando uma experiência enriquecedora e autêntica aos estudantes. O objetivo final é não apenas transmitir conhecimentos sobre a capoeira, mas também promover a consciência crítica e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Este projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional: educação, ambiente, saúde, agricultura e sociedade - DREASAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14905_TB5379_27102024231209.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE LUCAS DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JORGE" "autor_email" => "jorge.f@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }