O presente trabalho tem o intuito de fazer uma reflexão sobre o papel do líder educacional nas instituições de ensino. O líder educacional desempenha um papel essencial para o sucesso da instituição e, consequentemente, para o resultado favorável dos colaboradores de sua equipe administrativa e ou pedagógica. A discussão proposta fundamenta-se em estudiosos no assunto como: Chiavenato (2005); Luck (2005, 2009); Pires (2021); Silva (2024); Silva (2021), que aprofundaram seus estudos sobre o papel do líder educacional nas instituições de ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir da realização de revisão bibliográfica, com o apoio de Marconi; Lakatos, (1992) e Bardin (1977), a partir de fichamento de livros e artigos consultados, impressos e em plataformas de pesquisa de revistas eletrônicas e anais. A pesquisa tem os seguintes objetivos: elencar os tipos de lideranças e as características do líder educacional; descrever as práticas de um líder nas instituições educativas e compreender as diferenças entre um líder e um gestor escolar. Diante dessa realidade, podemos perceber que o líder educacional é um agente transformador que inspira e guia sua equipe dentro do contexto da comunidade escolar sob sua direção em uma busca constante pela excelência, pois demonstra através de suas ações, capacidade de motivar e engajar a comunidade escolar, exemplificando seu compromisso com a qualidade do ensino da atualidade. Esta pesquisa pode colaborar para a discussão e aprofundamento da temática liderança educacional, pois, apesar da vasta literatura sobre educação, a figura do líder escolar, muitas vezes permanece em segundo plano.