No contexto educacional atual, a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades, tornou-se um imperativo moral e pedagógico. Este trabalho retrata o resultado de uma pesquisa sobre a temática numa escola dos anos iniciais. Com objetivo principal de explorar as narrativas de cinco docentes do ensino fundamental sobre práticas inclusivas na sala regular de ensino. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico Minayo (2014), Creswell (2014)), Thompson (1998), Queiroz (1988) e outros que discutem os propósitos investigativos da pesquisa. Utilizou-se a História Oral, como um método utilizado por pesquisadores que pretendem investigar e comparar práticas educacionais Delgado (2006). E fez-se uso de entrevista. Os resultados demonstraram a importância das narrativas dos participantes como reveladoras de experiências vivenciadas na sala de aula com alunos PCds. Vozes estas, necessárias para romper inúmeras barreiras desse trabalho na educação básica, estimulando assim, o processo de aprendizagem, visando ultrapassar as próprias limitações e alcançar uma inclusão plena.