Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DOCENTES NO ÂMBITO DA INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112585
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5275
    "inscrito_id" => 13644
    "titulo" => "NARRATIVAS DOCENTES NO ÂMBITO DA INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS"
    "resumo" => "No contexto educacional atual, a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades, tornou-se um imperativo moral e pedagógico. Este trabalho retrata o resultado de uma pesquisa sobre a temática numa escola dos anos iniciais. Com objetivo principal de explorar as narrativas de cinco docentes do ensino fundamental sobre práticas inclusivas na sala regular de ensino. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico Minayo (2014), Creswell (2014)), Thompson (1998), Queiroz (1988) e outros que discutem os propósitos investigativos da pesquisa. Utilizou-se a História Oral, como um método utilizado por pesquisadores que pretendem investigar e comparar práticas educacionais Delgado (2006). E fez-se uso de entrevista. Os resultados demonstraram a importância das narrativas dos participantes como reveladoras de experiências vivenciadas na sala de aula com alunos PCds. Vozes estas, necessárias para romper inúmeras barreiras desse trabalho na educação básica, estimulando assim, o processo de aprendizagem, visando ultrapassar as próprias limitações e alcançar uma inclusão plena."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13644_TB5275_23052024171243.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE NAZARÉ CONCEIÇÃO SENA"
    "autor_nome_curto" => "Conceição Sena"
    "autor_email" => "mariadenazare@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112585
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5275
    "inscrito_id" => 13644
    "titulo" => "NARRATIVAS DOCENTES NO ÂMBITO DA INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS"
    "resumo" => "No contexto educacional atual, a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades, tornou-se um imperativo moral e pedagógico. Este trabalho retrata o resultado de uma pesquisa sobre a temática numa escola dos anos iniciais. Com objetivo principal de explorar as narrativas de cinco docentes do ensino fundamental sobre práticas inclusivas na sala regular de ensino. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico Minayo (2014), Creswell (2014)), Thompson (1998), Queiroz (1988) e outros que discutem os propósitos investigativos da pesquisa. Utilizou-se a História Oral, como um método utilizado por pesquisadores que pretendem investigar e comparar práticas educacionais Delgado (2006). E fez-se uso de entrevista. Os resultados demonstraram a importância das narrativas dos participantes como reveladoras de experiências vivenciadas na sala de aula com alunos PCds. Vozes estas, necessárias para romper inúmeras barreiras desse trabalho na educação básica, estimulando assim, o processo de aprendizagem, visando ultrapassar as próprias limitações e alcançar uma inclusão plena."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13644_TB5275_23052024171243.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE NAZARÉ CONCEIÇÃO SENA"
    "autor_nome_curto" => "Conceição Sena"
    "autor_email" => "mariadenazare@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto educacional atual, a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades, tornou-se um imperativo moral e pedagógico. Este trabalho retrata o resultado de uma pesquisa sobre a temática numa escola dos anos iniciais. Com objetivo principal de explorar as narrativas de cinco docentes do ensino fundamental sobre práticas inclusivas na sala regular de ensino. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico Minayo (2014), Creswell (2014)), Thompson (1998), Queiroz (1988) e outros que discutem os propósitos investigativos da pesquisa. Utilizou-se a História Oral, como um método utilizado por pesquisadores que pretendem investigar e comparar práticas educacionais Delgado (2006). E fez-se uso de entrevista. Os resultados demonstraram a importância das narrativas dos participantes como reveladoras de experiências vivenciadas na sala de aula com alunos PCds. Vozes estas, necessárias para romper inúmeras barreiras desse trabalho na educação básica, estimulando assim, o processo de aprendizagem, visando ultrapassar as próprias limitações e alcançar uma inclusão plena.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.