AS RELAÇÕES DE TRABALHO E O BEM-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Os resultados evidenciavam que a tensão diária relatada pelo grupo amostral, por um lado, advinha da relação interpessoal conflituosa entre os professores e pais/responsáveis dos estudantes, consistindo em ameaças verbais e depreciações constantes do trabalho pedagógico executado pelos docentes no recinto escolar, por outro lado, procedia do assédio moral praticado por gestores escolares e gerentes de divisões, materializado em ações e discursos emitidos em reuniões e encontros pedagógicos, que visavam persuadir os professores a alcançarem por intermédio de seus estudantes, resultados satisfatórios em suas unidades de ensino no processo avaliativo do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, do Ministério da Educação - MEC. Desse modo, constatou-se que a categoria profissional vivencia no exercício do magistério relações de trabalho tensas que contribuem na apropriação de sentimentos de angústias e emoções conflitivas que no decorrer da carreira os adoecem física e mentalmente." 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