O esporte escolar é um dos primeiros espaços de sociabilidade que uma criança ou adolescente pode experimentar na sua vida, tanto para os praticantes dos esportes quanto para os torcedores, tendo isso em consideração, esse trabalho visa problematizar a formação masculinizada e violenta no ensino médio público de Aracaju/SE gerada por esses meios de sociabilização que é o esporte, sobretudo o futebol escolar. Como grande formador social é necessário que possamos entender esse processo de subjetivação masculina dentro dessa modalidade esportiva, para isso, utilizaremos uma abordagem interdisciplinar, culminando a antropologia das emoções que trabalha consigo grandes pilares que vão sustentar essa pesquisa, que são os conceitos de masculinidade e feminilidade, junto da psicologia social que vai ser fundamental para compreendermos um pensamento de massas quando formos pensar tanto os atletas quanto os torcedores não só isso, mas ela também nos dará um norte ao pensarmos subjetividade de subjetivação do masculino presente na formação de atletas, e a sociologia do esporte que entra nesta pesquisa como um guia para compreendermos a importância da sociabilidade dentro do futebol escolar tanto em recortes de “rachão” quanto em contexto de espetáculo competitivo. Acreditamos que com essa interdisciplinaridade o estudo assume uma responsabilidade maior para trabalhar possíveis respostas que venham a ser discutidas e a condução da metodologia tornase de viés mais assertivo nesse tema uma vez que o mesmo é de natureza interdisciplinar. Com essa pesquisa esperamos que o futebol escolar seja sempre visto com um olhar crítico, e que a dialética entre esporte e sociabilização não resulte nesse processo de subjetivação que existe hoje.