Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NA PRÁTICA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: CONSTRUÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A discussão sobre o ensino de química tem sido uma preocupação significativa entre os profissionais da área, devido à prevalência do modelo tecnicista na formação dos professores, o qual restringe as possibilidades de aprimoramento no ensino. O uso de jogos no ensino de química tem se destacado cada vez mais na literatura educacional, assim, o lúdico é introduzido como um instrumento no processo de aprendizagem, possibilitando uma abordagem distinta e com potencial para atrair o interesse dos estudantes e fugir das práticas tradicionais. Esses recursos têm o poder de transformar a dinâmica da sala de aula, proporcionando um ambiente divertido em contraste com o ensino tradicional. Este estudo tem como objetivo analisar os jogos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Química no IFBA – Campus Vitória da Conquista. Foram descritas a criação e aplicação desses materiais, os quais foram categorizados de acordo com o tipo de jogo, considerando seus objetivos educacionais e níveis de interação. Os materiais foram construídos com a proposta de apresentar uma dinâmica simples e de fácil compreensão por parte dos estudantes do ensino médio, que fuja do modelo tecnicista, aproximando então o professor à prática educativa. No total, foram avaliadas e discutidas 4 propostas, todas classificadas como jogos de competição, sendo eles do tipo jogos de cartas ou de tabuleiros, destinados geralmente a serem jogados em grupos. Quanto aos objetivos educacionais, todas estas apresentaram um nível de interação II, uma vez que foram projetadas para auxiliar na revisão de conteúdos específicos da área de química em ambiente de sala de aula. A elaboração e aplicação desses materiais didáticos evidenciaram o potencial e a viabilidade destes como instrumento no ensino de química para o ensino médio.

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