Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO DE CASO DO MOVIMENTO LUZ NA EDUCAÇÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho pretende fazer um debate propedêutico sobre o tema da inovação na educação brasileira, esta já fortemente marcada por uma perspectiva do empreendedorismo que acentua a responsabilidade individual frente a um mundo do trabalho cada vez mais desregulamentado e desprotegido. A inovação tem sido entendida como a mais nova panaceia para a escola pública brasileira que, em associação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (feita de forma desigual e com planejamento a desejar), vem estabelecendo novos pressupostos para a atualização da pedagogia empreendedora. Nesse sentido, debateremos a relação entre inovação e tecnologia no contexto educacional e abordaremos o Movimento Luz na Educação (LED) da Fundação Roberto Marinho como um importante estudo de caso porque, além de ser um produto novo dessa importante agência de produção de políticas educacionais do Capital, ele esboça as novas orientações de captação de ideias e potenciais criativos de educadores e educandos. Além disso, existe a possibilidade de abertura de novos flancos de penetração de toda sorte de mercadorias educacionais que vendem-se como “soluções educacionais”. Pretendemos assim trazer para a superfície as principais motivações da Fundação e como essas se conectam com as demandas de formação dos estratos subalternos em novas configurações do mundo do trabalho.

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