Este trabalho objetiva mostrar os resultados do projeto “Fortalecendo os Saberes de Português”, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club, na cidade de Crateús – CE. Como ponto de partida para a elaboração do projeto, foram utilizados os resultados da “Avaliação Diagnóstica 2022”, fornecidos pelo Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU), uma plataforma da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) da Secretaria da Educação do estado do Ceará, que tem por objetivo identificar se os/as estudantes apresentam competências e habilidades adequadas para cada série do Ensino Médio. A avaliação, elaborada com base na Matriz de Referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), ocorre em dois momentos: no início do primeiro e do segundo semestre letivo, o que facilita a análise da evolução na aprendizagem dos estudantes. Neste trabalho, consideram-se as avaliações aplicadadas a 137 estudantes de 1ª série, em março e agosto. O resultado da primeira mostrou que o Saber 16 (S16 - Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la) obteve apenas 21,31% de acertos e o Saber 23 (S23 - Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor), 13,77% de acertos, colocando-os no nível crítico. A partir desse resultado, foi elaborado e colocado em prática um plano de ação para a realização de aulas direcionadas a esses saberes, que teve como culminância o “Jogo dos Saberes”. Após a ação, desenvolvida no primeiro semestre, os resultados da segunda avaliação mostraram um índice de acerto de 65,69% no Saber 16 e de 56,93% no Saber 23. Diante do exposto, pode-se concluir que o projeto “Fortalecendo os Saberes de Português” amenizou as dificuldades nos saberes que estavam críticos e melhorou o percentual de acertos na segunda aplicação da avaliação diagnóstica.