Os processos investigativos sempre estiveram presentes no cotidiano de quem ensina Ciências e todos os contextos desta disciplina são cercados de delineamentos que se entrelaçam com os fenômenos estudados. Como desafios para os professores, ressaltamos a difícil contextualização dos conteúdos com a realidade do aluno, a falta de recursos quer sejam experimentais ou não para a visualização dos conceitos teóricos assim como novas estratégias didáticas que estimulem a criatividade e a investigação das crianças por meio das experiências vivenciadas. Neste contexto, esta proposta de pesquisa tem como pergunta norteadora: como as produções gráficas feitas pelas crianças em atividades investigativas podem estimular a criatividade e a imaginação, bem como contribuir para a construção de um processo de aprendizagem mais criativo investigativo? Temos como objetivo, analisar como os desenhos e a escrita produzidos em uma Sequência de Ensino Investigativo podem promover o desenvolvimento da criatividade dos alunos de um Clube de Ciências. A partir de uma pesquisa qualitativa, esse estudo teve seu local de investigação o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz, localizado na Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus Belém (PA). O Clube de Ciências é um espaço de ensino e aprendizagem que atende a crianças do 5º ao 9º ano que residem próximo a UEPA. Os participantes da pesquisa são os alunos matriculados no Clube. A constituição dos foi por meio dos desenhos e da escrita dos clubistas que foram analisados por meio de categorias emergentes através da análise de conteúdo. Entendemos que os resultados encontrados a partir das produções gráficas das crianças podem ser elementos importantes na identificação da criatividade assim como pode favorecer um conhecimento criativo investigativo de forma significativa e prazerosa.