Preparar os licenciandos, a partir de atividades específicas, para que compreendam que o conhecimento histórico é uma ferramenta de interpretação e transformação do contexto político, social, econômico e cultural vivenciado em seu cotidiano, foi o principal objetivo do subprojeto Pibid de História da Universidade Estadual de Goiás. As atividades foram executadas na Escola Estadual Presidente Kennedy localizada na cidade de Goianésia no estado de Goiás , sendo esta, a primeira edição do programa no município. Nesse sentido, este trabalho apresenta os desafios de implementação do projeto a partir das ações realizadas no componente curricular de História do Ensino Fundamental Anos Finais, pelos discentes bolsistas, voluntários, professor supervisor e coordenadora de área. Para o desenvolvimento das tarefas realizadas na escola parceira, no decorrer do projeto, discutiu-se sobre a formação do docente, através do entendimento e análise de categorias de Didática e Metodologia do ensino de História e identificação de aspectos de dificuldades vivenciadas pelos docentes nas unidades escolares em suas tentativas de colocar em prática o conhecimento didático e metodológico do ensino de História aprendido em sua formação universitária, traçando estratégias que promovam ganho de desempenho no processo de ensino e aprendizagem. Mencionamos também, o estímulo a prática da pesquisa como componente da formação permanente do professor, promovendo sua constante qualificação na prática do ensino, na organização e no desenvolvimento de projetos.