No ambiente escolar, é evidente que muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender alguns conceitos biológicos. Isso ocorre, frequentemente, devido à distância desses temas em relação às suas experiências cotidianas, o que prejudica sua capacidade de aprendizado e leva à memorização superficial dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho “Biologia em Hogwarts: da magia à Ciência”, foi desenvolvido na turma do 2º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor José Bento, em Santa Helena-PB, e teve como objetivo principal explorar conteúdos biológicos, relacionando-os com o mundo mágico de Harry Potter como um recurso didático e lúdico no ensino de Biologia, fundamentada nos princípios da educação científica, da metodologia ativa e inovadora, aprendizagem significativa, contextualização do ensino e ensino lúdico. Diversos temas da Biologia podem ser explorados nas aulas, tendo como referência a saga Harry Potter, entre eles: morfologia e taxonomia de plantas e animais, a história da Ciência, a hereditariedade e a astronomia. Entre as ações, foram realizadas oficinas, jogos didáticos, exibição de trechos dos filmes e vídeos, trabalhos em grupo, leitura de textos científicos, indicação e leitura de livros e oficinas temáticas com desafios a serem realizados pelas equipes inspirados na “Competição das Casas” que acontece na referida saga. A avaliação se deu de forma qualitativa e processual, levando em consideração a participação ativa dos estudantes na realização das atividades. Os resultados foram satisfatórios e desde o início percebeu-se o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes em participar dos encontros. Por se tratar de um universo atrativo para os adolescentes, as aulas se tornaram mais prazerosas e enriquecedoras, facilitando a aprendizagem de conteúdos teoricamente difíceis. os alunos passaram a enxergar a literatura de Harry Potter com outros olhos, e viram que lá, além da magia, há também muita Ciência.