A educação em saúde não deve ser pensada somente na perspectiva de disseminar informações sobre doenças e suas formas de contágio. No ensino fundamental é imprescindível trabalhar o tema de forma contextualizado e voltado para resolver problemas do próprio cotidiano, sendo estes os pontos que interferem significativamente na formação do cidadão. Trabalhar com histórias em quadrinhos tem se mostrado uma ferramenta interessante e adequada para compartilhar assuntos de educação em saúde complexos do cotidiano de forma acessível e lúdica. Dessa forma, o objetivo é usar as histórias em quadrinhos regionalizadas como subsídio para o ensino de conteúdos de saúde na educação básica. O projeto de extensão buscou criar juntos com alunos da educação básica na rede pública histórias em quadrinhos com temas das principais doenças infectocontagiosas na cidade de Belém/PA por meio de oficinas nas escolas. É notório que os resultados foram satisfatórios, mostrando pontos positivos e contribuições para o ensino e aprendizagem. Conclui-se que as histórias em quadrinhos se apresentam como uma ferramenta didática interessante para a promoção da educação em saúde, tornando-se um bom subsídio para o ensino na educação básica, podendo ser desenvolvidas com metodologias distintas e sendo apropriadas para diferentes anos do ensino fundamental da rede pública.