Este estudo investigou como a cultura maker pode contribuir no desenvolvimento da criatividade e das competências essenciais do cidadão para o século XXI, através de uma abordagem metodológica ativa. O estudo adotou uma metodologia mista, revisamos a literatura acadêmica existente sobre a cultura maker e seu impacto educacional, além de realizar pesquisas de campo em escolas para coletar dados qualitativos e quantitativos. A cultura maker, centrada no princípio de "aprender fazendo", um dos pilares da educação preconizados pelos relatório da UNESCO. Neste sentido, a metologia visa fomentar a inovação e a capacidade de solucionar problemas, enfatizando a criação, modificação e construção de objetos. No contexto educacional, ela busca promover atividades práticas em sala de aula, encorajando os alunos a criar e resolver problemas por meio da construção de protótipos e outros artefatos, visando ao desenvolvimento de habilidades multifacetadas. Nossas descobertas indicam um crescente interesse global na comunidade científica pelo tema, especialmente na área de educação em ciência e tecnologia. No entanto, identificamos uma lacuna significativa no que diz respeito a pesquisas relacionadas à aplicação da abordagem maker no ensino de um modo geral e no ensino fundamental de forma específica. Esta lacuna ressalta a necessidade premente de mais estudos para explorar e desenvolver novas ferramentas, materiais e métodos de avaliação, a fim de maximizar o potencial educacional da cultura maker. Ao abordar essa necessidade, este estudo contribui para a compreensão e aprimoramento da prática educacional, destacando o papel da integração de abordagens inovadoras, como a cultura maker, no ambiente escolar.