No Brasil, destaca-se o alto índice de abandono escolar, como consequência deste cenário, a população de jovens estão fora da escola e não concluíram a educação básica. Este trabalho possui como principal objetivo analisar o número de alunos que evadiram da escola nos últimos três anos e constatar as condições que levaram estes alunos do ensino médio (EM) do município de Quixadá a abandonarem a escola. A estruturação do trabalho seguiu de uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual ocorreu em uma escola da rede pública, localizada na cidade de Quixadá (CE), no sertão central. O levantamento de dados deu-se por uma pesquisa realizada pelo projeto de extensão “Diálogos Interativos” que possui vínculo com o curso de Ciências Biológicas. Os dados foram coletados seguindo as informações disponíveis no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola visitada. No PPP do colégio foi possível constatar o número de alunos que ingressaram nas primeiras séries e a quantidade que evadiram na transição para a segunda e terceira série. As informações coletadas no âmbito escolar descrevem as causas da evasão. Foi relatado durante a pesquisa, que a dificuldade de compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula leva a desmotivação dos estudantes e um outro fator que corrobora com a desistência é a falta de interesse pelo ambiente escolar. Nesta pesquisa, com a somatória de desistências acumuladas nos últimos três anos percebeu-se um alto nível de evasão escolar, o que corrobora para o desavanço social e econômico, havendo o crescimento da criminalidade e de custos sociais.