O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um subprojeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o qual tem como objetivo inserir alunos de graduação para que possam ter vivências em sala de aula antes de concluírem o ensino superior. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades práticas, como experimentos químicos, com materiais de baixo custo, auxiliando o processo de ensino aprendizagem, fazendo com que os alunos vissem a química de forma mais interessante e transformadora, possibilitando que processo de aprendizado se tornasse algo mais divertido e interessante. O subprojeto do PIBID de química (2022-2024), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde, esse tempo foi dividido em duas partes com ações distintas e duração de 9 meses em duas escolas estaduais, a primeira no município de Sobral-CE, e a segunda em uma escola da cidade de Forquilha-CE, totalizando 18 meses. Grande parte das intervenções realizadas nas escolas, em sala de aula e nos laboratórios, foram sempre tentando relacionar as teorias da ciência Química junto com a pratica de jogos e/ou experimentos, como, lâmpada de lava, pasta de elefante, caça tesouro químico. A química é uma disciplina subjetiva e complexa, entretanto, utilizando atividades práticas, os conceitos químicos podem ser aprendidos mais facilmente, tanto para o aprendizado individual como para o coletivo, proporcionado aos estudantes maior interesse pelo processo de ensino aprendizagem. Os experimentos e atividades práticas utilizados ajudaram os alunos a assimilarem conceitos químicos de maneira mais coerente, salientando a importância de traçar um paralelo com o seu cotidiano, esses experimentos, feitos com o uso de materiais de baixo custo, demonstraram serem ferramentas excelentes para chamar a atenção e assim despertar um maior interesse dos alunos no intuído de investigarem/descobrirem o que está ocorrendo durante a realização das atividades.