Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE DESENHO DE EDIFICAÇÃO PARA ENGENHARIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a estruturação do tópico de desenhos de corte de edificação: Planta Baixa, voltado para discentes dos cursos de Engenharia Química, Alimentos, Produção e de Energia, utilizando a metodologia de sala de aula invertida. A abordagem foca em desenhos de plantas mais direcionados ao ambiente industrial. O ensino do tópico é organizado em três semanas, utilizando a plataforma Moodle. Cada semana conta com diversos recursos didáticos: uma página com as instruções iniciais, um fórum de dúvidas, material didático em PDF, e um arquivo DXF contendo modelos de blocos. As instruções para o desenvolvimento de uma planta baixa simples são apresentadas em formato de vídeo, disponíveis no YouTube, totalizando dez vídeos que cobrem todo o processo de criação da planta baixa. As semanas de estudo começam sete dias antes das aulas presenciais, permitindo que os alunos assistam aos vídeos e revisem o material didático ao longo da semana. Durante as aulas presenciais, os alunos têm a oportunidade de desenhar duas plantas baixas e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo estudado. A avaliação é realizada por meio de tarefas semanais, onde os alunos desenham uma planta baixa diferente a cada semana e submetem suas atividades no Moodle. Além disso, devem responder a um questionário semanal que aborda questões teóricas sobre o desenho de planta baixa, bem como as ferramentas e procedimentos para realizar o desenho no software CAD. Ao final do tópico, é realizada uma avaliação presencial, na qual os alunos devem desenhar uma planta baixa. A avaliação do componente curricular e do professor é feita pelos alunos através de um formulário no Moodle. Esta metodologia demonstrou ser eficaz no desenvolvimento das habilidades necessárias para a elaboração de plantas baixas, proporcionando um aprendizado ativo e focado nas necessidades dos discentes dos cursos de engenharia envolvidos.

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