Este trabalho compartilha o resultado de uma prática docente realizada na disciplina de Literatura, Intermidialidade e Gêneros Digitais, do curso de Letras – Inglês da Universidade Estadual do Piauí, promovendo a construção de aulas focados para o ensino de Inglês a partir de uma visita guiada ao Museu Dom Avelar. Assim, partimos do debate sobre a importância da elaboração de planos de aula significativos e inclusivos que tragam experiências tanto abstratas quanto concretas de aprendizagem, por meio de vivências interculturais, usando o idioma dentro dos mais variados contextos de aplicação. Metodologicamente nos pautamos em uma oficina pedagógica guiada (Afonso, 2006), por meio de uma formação coletiva e horizontalizada (Freire, 2011) que busca promover a construção de saberes continuadamente. Referencialmente nos vinculamos aos estudos de Almeida Filho (2017), (Zanotelli; Modrzejewski, 2019) e (Jíor; Roque, 2024) que nos apontam possibilidades práticas entre ambientes culturais e pesquisas no campo da formação de professores. Os resultados alcançados foram 5 planos de aula destinados para alunos de ensino fundamental e médio, aplicáveis para o contexto de escolas públicas e particulares, reafirmando a relevância da consciência docente a partir da reflexão na ação.