A efetivação das Escolas Estaduais de Educação Profissional-EEEP no Ceará em 2008, por meio da Lei nº 14.273/08, teve dupla finalidade, preparar os jovens para o mercado de trabalho e para o Ensino Superior. Com base nesses objetivos, o presente estudo se propõe a analisar as expectativas dos/as estudantes da terceira série ao concluírem o ensino médio em 2024 na EEEP Alfredo Nunes de Melo, situada no município de Acopiara-CE. Para alcançar tal propósito, foi feita uma investigação quantitativa e qualitativa, empregando questionários semiestruturados, rodas de conversas realizadas na própria instituição e dados secundários provenientes do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE/ESCOLA). Após a coleta e análise dos dados, observou-se que a EEEP em questão possui uma relevante abrangência territorial, recebendo alunos da zona rural, distritos e outros municípios vizinhos. Ademais, destaca-se o expressivo número de ex-alunos que ingressaram tanto em universidades públicas quanto privadas nos anos anteriores. No entanto, em relação ao mercado de trabalho, foi possível observar, através dos dados, que o número de alunos que conseguem vagas após concluir seus estágios ainda é reduzido, contrariando a filosofia das escolas empresas implementadas no estado do Ceará. Nesse sentido, os resultados destacam a importância da análise constante e crítica das políticas educacionais implementadas, visando sempre o alinhamento entre os objetivos propostos e os resultados alcançados. Percebeu-se avanços na formação acadêmica dos estudantes, ao mesmo tempo, desafios a serem superados no que diz respeito à inserção desses jovens no mercado de trabalho.