Nesta comunicação, exploramos reflexões no âmbito de nossa pesquisa de pós-doutoramento sobre Gamificação. Utilizando textos de Huizinga (2009), Freire (1991) e hooks (2017) como fundamentos, discutimos questões que permeiam o pensamento de jogo na educação, especialmente no contexto da Licenciatura em Letras. Historicamente, os jogos e seus elementos têm sido empregados para transformar tarefas monótonas em atividades envolventes, despertando o interesse dos estudantes. Observa-se a relevância do pensamento de jogo em diversas práticas sociais, onde os participantes se sentem mais motivados, conectados e engajados. No entanto, surge uma questão pertinente: se os estudantes aprendem em ambientes motivadores e envolventes, é provável que reproduzam essa abordagem em suas práticas docentes futuras, promovendo uma cultura de motivação e pertencimento nas escolas. Essa dinâmica não apenas aprimora a experiência educacional, mas também influencia positivamente o ambiente de aprendizado e o desenvolvimento do aluno nas aulas de língua e linguagem. Neste contexto, é crucial explorar formas de incorporar elementos do pensamento de jogo no ensino superior, especialmente na Licenciatura em Letras, visando não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar habilidades de pensamento crítico, colaboração e criatividade. Portanto, esta pesquisa visa contribuir para a discussão sobre como o pensamento de jogo pode transformar a prática educacional, proporcionando uma abordagem mais eficaz e estimulante para o ensino e aprendizagem.