O Programa Nacional de Formação de Professores da Rede Básica (PARFOR) tem como objetivo prioritário a garantia aos docentes em exercício na rede pública, uma formação acadêmica exigida nas Leis e Diretrizes educacionais vigentes, bem como assegurar e permitir uma educação com qualidade aos discentes da rede. O intuito deste estudo foi o de apresentar um relato de experiência com a formação de professores, do curso de Pedagogia do PARFOR da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em um componente curricular intitulado ‘Seminários de Pesquisa III: Educação Ambiental’, ministrado em Lajedo do Tabocal-BA em 2023, utilizando ações formativas que preconizam a extensão e pesquisa, apoiadas com as ferramentas digitais, tais como: jogos, formulários Google, Google Classroom, podcasts, vídeos e entre outros dispositivos forjados nesta turma. A metodologia adotada foi de uma pesquisa ação, aplicada na turma anteriormente descrita, ao longo da disciplina. Para análise dos dados, serão considerados: análise dos dispositivos forjados para a disciplina, bem como a narrativa coproduzidas pelos discentes por meio de uma pesquisa realizada no final do curso, bem como as impressões vivenciadas pelas autoras deste trabalho como uma experiência narrativa pedagógica. Os resultados indicam a possibilidade de integração dos dispositivos aplicados como ações formativas potentes, criativas e atual, como prática a ser desenvolvida em salas de aula, considerando os diferentes contextos envolvidos pelos discentes em formação. Outro ponto destacado foi a possibilidade de ampliar o conceito de Educação Ambiental, no âmbito do curso de pedagogia como forma a compreender os diálogos e as conexões possíveis para a prática docente. Concluímos que possibilitar essas atividades formativas, envolvendo também os recursos digitais como formas de pesquisa e ações atendem ao que preconizam os objetivos do PARFOR, mas ampliam a compreensão das questões socioambientais na formação profissional e na atuação do/no cotidiano escolar.