TRILHAS ECOLÓGICAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112433 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5059 "inscrito_id" => 15201 "titulo" => "TRILHAS ECOLÓGICAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A utilização de trilhas pedagógicas ecológicas é uma grande ferramenta para o ensino de questões socioambientais, tendo em vista que é um espaço democrático que facilita a sua visitação. As questões ambientais estão cada vez mais evidentes como resultado da não preservação do meio ambiente, tornando a discussão sobre as consequências das ações antrópicas mais relevantes. A falta desse diálogo torna a degradação dos espaços ecológicos suscetível, bem como a falta de interesse da administração de Unidades de Conservação no manejo de espécies invasoras. Por essa razão, o uso de trilhas é uma proposta alternativa de ensino-aprendizagem na educação ambiental podendo ser aplicado a todos os graus de escolaridade, faixas etárias e adaptado de acordo com o público-alvo. Fornecer palestras, oficinas e atividades nas trilhas pode ser um fator motivacional para as pessoas que frequentam esses espaços, despertando um olhar crítico sobre as questões ambientais, e não apenas fazendo uso das trilhas de forma recreativa. O Parque Ecológico Sucupira, localizado em Planaltina - DF, foi utilizado para a realização de oficinas e projetos de extensão da Universidade de Brasília. O resultado dessa participação ativa foi o aumento do público no parque e a conscientização ambiental dos participantes das oficinas. A interação do público é de grande importância para a preservação do espaço, seja na forma de cobrança da administração ou de ações sustentáveis. Portanto, fornecer um letramento ambiental nos parques ecológicos é fundamental para a preservação desses espaços e formação dos cidadãos em questões socioambientais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15201_TB5059_16102024202247.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GHELIEL VANIESER NUNES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "GHELIEL" "autor_email" => "gheliel_nunes17@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112433 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5059 "inscrito_id" => 15201 "titulo" => "TRILHAS ECOLÓGICAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A utilização de trilhas pedagógicas ecológicas é uma grande ferramenta para o ensino de questões socioambientais, tendo em vista que é um espaço democrático que facilita a sua visitação. As questões ambientais estão cada vez mais evidentes como resultado da não preservação do meio ambiente, tornando a discussão sobre as consequências das ações antrópicas mais relevantes. A falta desse diálogo torna a degradação dos espaços ecológicos suscetível, bem como a falta de interesse da administração de Unidades de Conservação no manejo de espécies invasoras. Por essa razão, o uso de trilhas é uma proposta alternativa de ensino-aprendizagem na educação ambiental podendo ser aplicado a todos os graus de escolaridade, faixas etárias e adaptado de acordo com o público-alvo. Fornecer palestras, oficinas e atividades nas trilhas pode ser um fator motivacional para as pessoas que frequentam esses espaços, despertando um olhar crítico sobre as questões ambientais, e não apenas fazendo uso das trilhas de forma recreativa. O Parque Ecológico Sucupira, localizado em Planaltina - DF, foi utilizado para a realização de oficinas e projetos de extensão da Universidade de Brasília. O resultado dessa participação ativa foi o aumento do público no parque e a conscientização ambiental dos participantes das oficinas. A interação do público é de grande importância para a preservação do espaço, seja na forma de cobrança da administração ou de ações sustentáveis. Portanto, fornecer um letramento ambiental nos parques ecológicos é fundamental para a preservação desses espaços e formação dos cidadãos em questões socioambientais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15201_TB5059_16102024202247.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GHELIEL VANIESER NUNES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "GHELIEL" "autor_email" => "gheliel_nunes17@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }