SANTOS, Luene Sena et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/112175>. Acesso em: 13/11/2024 19:33
Este resumo apresenta uma análise sobre a prática de acolhimento de crianças e jovens, enfocando temas preventivos e de promoção socioemocionais por meio de um relato de experiência. Esse acolhimento é realizado com o público interno atendido pela Estação Conhecimento, uma instituição social que têm como missão, promover a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação integral. Assim, ao observar e compreender o contexto familiar dos nossos atendidos, identificou-se que havia necessidade de promover momentos interativos, onde pudéssemos conversar e orientar de forma lúdica sobre temas importantes que eles deparavam constantemente em seu meio social. Foi então que surgiu a “Acolhida”, um momento realizado de forma prévia às atividades diárias, com o objetivo de proporcionar diálogo, trocas de vivências, dinâmicas, além de estimular reflexões sobre a compreensão de diferentes temas e situações, e ampliar a percepção de si mesmos e dos outros. Nesse processo, os atendidos se tornaram agentes ativos. O foco é fortalecer o desenvolvimento de habilidades sociais, senso crítico, a construção de vínculos e confiança entre os atendidos, educadores e equipe multidisciplinar. Nesses encontros o trabalho é guiado pela empatia e pelo respeito mútuo, visando promover um ambiente inclusivo e acolhedor. Durante de todo o processo de acolhida, instiga-se a ideia de que é necessário transformar-se, para então transformar o meio. Nesse sentido, através do conhecimento adquirido, nossas crianças e jovens podem propagar as orientações recebidas, possibilitando que as ações realizadas na instituição tenham um impacto de forma ampla, transformando pensamentos, comportamentos e vidas em qualquer lugar por onde passem.