Este trabalho tem como objetivo apresentar a Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, instituindo a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), em substituição às DCN 02/2015. Para desenvolvermos esse estudo, organizamos o artigo em três momentos: no primeiro, apresentaremos os dois documentos; no segundo, analisaremos o contexto histórico em que tais documentos foram elaborados; no terceiro, faremos uma exposição sobre os impactos que ambas as políticas ocasionam sobre a formação docente, colocando em relevo as diferenças entre elas. Além dos documentos que tratam do assunto, DCN 02/2015 (MEC) E CP 22/2019 (CNE), os autores que serão utilizados para fundamentar o presente artigo são os seguintes: Libâneo (2018), que trata dos tipos de conhecimentos imprescindíveis à formação profissional de professores e Evangelista e Shiroma (2019), que analisam o contexto de influência da BNC-Formação apresentada como política educacional, dentre outros. Como resultado, o estudo revelou uma visão mais aprofundada e atenta sobre as novas diretrizes a serem estabelecidas quanto à formação inicial e continuada dos docentes. Com base nos achados da pesquisa e na ampla gama de informações obtidas, o artigo proporcionou um maior conhecimento sobre as concepções e objetivos da BNC-Formação, além possibilitar a análise dos aspectos históricos e legislativos das políticas curriculares, identificando quais os possíveis impactos e mudanças que essa nova perspectiva pode trazer ao futuro da formação dos profissionais da Educação Básica no Brasil.