Compreender os fatores que envolvem sucesso de estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) requer um amplo domínio de variáveis consideradas preditoras, entre elas, variáveis pessoais, sociofamiliares e institucionais. Neste contexto, buscamos, com este estudo, analisar o impacto de variáveis de entrada com rendimento acadêmico dos estudantes de cursos técnicos do IFPB – Campus Cabedelo. Trata-se de um estudo coorelacional e longitudinal com 3 momentos de coleta ao longo de 2023, em que os estudantes preencheram um questionário socioeconômico e de expectativas acadêmicas. Os dados relacionados ao rendimento foram obtidos mediante extração do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Contamos com uma amostra de 536 estudantes com idade média de 16,5 anos (DP 5.19), sendo 58,8% do sexo feminino, 93,7% de origem urbana e com renda familiar de até 3 salários-mínimos (87,1%). A partir de uma análise uni e multivariada mediante estatística descritiva e teste de regressão linear múltipla (p ? 0,05) através do software SPSS, versão 29.0, observamos que a variabilidade do coeficiente de rendimento acadêmico pôde ser explicada em 37% pelas 5 (cinco) variáveis testadas no modelo de regressão. Constatou-se maior rendimento acadêmico em estudantes sem passagem por conselho de classe (p?0,01), residentes no município de Cabedelo (p?0,05), que recebem auxílio estudantil (?0,05), que usam ambiente de biblioteca institucional (p?0,05) e que participam ou já participaram de atividades extracurriculares, envolvendo pesquisa, extensão, monitoria, movimento estudantil, entre outros (?0,005). Percebe-se, por fim, que o CRE é uma variável relevante de desempenho e, consequentemente, de sucesso acadêmico, sendo necessário compreendê-lo associado a variáveis que perpassam a trajetória de estudantes. O estudo, portanto, pode contribuir com a elaboração políticas públicas voltadas para alocação de recursos institucionais, apontando medidas de intervenção com foco em uma exploração mais aprofundada da realidade do IFPB e dos aspectos envolvidos na trajetória de sucesso acadêmico.