EDUCAÇÃO E CULTURA: A INTERCULTURALIDADE NOS ESPAÇOS ESCOLARES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109021 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 4503 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA: A INTERCULTURALIDADE NOS ESPAÇOS ESCOLARES" "resumo" => "Este estudo propõe uma análise aprofundada sobre a problemática da educação escolar no contexto intercultural, por meio de uma revisão bibliográfica nos campos dos estudos do currículo e da antropologia, a fim de compreender a educação intercultural e sua importância no espaço escolar, espaço este, que é não só social, mas também político, em que por meio das interações as pessoas agem como transmissoras e receptoras de cultura, esta que influencia na construção de identidades individuais. A partir dos levantamentos sobre o tema, percebeu-se a necessidade de uma reestruturação curricular e reinvenção nas práticas educativas, de maneira que a aprendizagem seja considerada significativa para as crianças e jovens que estão inseridas no contexto sócio-político e cultural atual, fazendo com que se considerem protagonistas e ativas do seu desenvolvimento intelectual, como também, de sua cultura. Diante do processo de reflexão teórica, buscou-se interlocução a partir de autores como Matta (1981) com o texto “Você tem cultura?”, Candau (2008) com o artigo “Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença”, onde procurou-se fazer um paralelo com o livro “Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas” dos autores Moreira e Candau (2013), dentro da discussão sobre o tema proposto e o currículo, utilizamos o texto “Currículo intercultural crítico na escola: formação que produz diferenças” de Reis (2017)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4503_TB230_03102024235558.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE CARLA HONÓRIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MICAELE HONÓRIO" "autor_email" => "micaelehonorio.pedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109021 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 4503 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA: A INTERCULTURALIDADE NOS ESPAÇOS ESCOLARES" "resumo" => "Este estudo propõe uma análise aprofundada sobre a problemática da educação escolar no contexto intercultural, por meio de uma revisão bibliográfica nos campos dos estudos do currículo e da antropologia, a fim de compreender a educação intercultural e sua importância no espaço escolar, espaço este, que é não só social, mas também político, em que por meio das interações as pessoas agem como transmissoras e receptoras de cultura, esta que influencia na construção de identidades individuais. A partir dos levantamentos sobre o tema, percebeu-se a necessidade de uma reestruturação curricular e reinvenção nas práticas educativas, de maneira que a aprendizagem seja considerada significativa para as crianças e jovens que estão inseridas no contexto sócio-político e cultural atual, fazendo com que se considerem protagonistas e ativas do seu desenvolvimento intelectual, como também, de sua cultura. Diante do processo de reflexão teórica, buscou-se interlocução a partir de autores como Matta (1981) com o texto “Você tem cultura?”, Candau (2008) com o artigo “Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença”, onde procurou-se fazer um paralelo com o livro “Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas” dos autores Moreira e Candau (2013), dentro da discussão sobre o tema proposto e o currículo, utilizamos o texto “Currículo intercultural crítico na escola: formação que produz diferenças” de Reis (2017)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4503_TB230_03102024235558.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE CARLA HONÓRIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MICAELE HONÓRIO" "autor_email" => "micaelehonorio.pedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }