Este estudo propõe uma análise aprofundada sobre a problemática da educação escolar no contexto intercultural, por meio de uma revisão bibliográfica nos campos dos estudos do currículo e da antropologia, a fim de compreender a educação intercultural e sua importância no espaço escolar, espaço este, que é não só social, mas também político, em que por meio das interações as pessoas agem como transmissoras e receptoras de cultura, esta que influencia na construção de identidades individuais. A partir dos levantamentos sobre o tema, percebeu-se a necessidade de uma reestruturação curricular e reinvenção nas práticas educativas, de maneira que a aprendizagem seja considerada significativa para as crianças e jovens que estão inseridas no contexto sócio-político e cultural atual, fazendo com que se considerem protagonistas e ativas do seu desenvolvimento intelectual, como também, de sua cultura. Diante do processo de reflexão teórica, buscou-se interlocução a partir de autores como Matta (1981) com o texto “Você tem cultura?”, Candau (2008) com o artigo “Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença”, onde procurou-se fazer um paralelo com o livro “Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas” dos autores Moreira e Candau (2013), dentro da discussão sobre o tema proposto e o currículo, utilizamos o texto “Currículo intercultural crítico na escola: formação que produz diferenças” de Reis (2017).