A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA NA ALDEIA URUBU BRANCO, IFMT - CAMPUS CONFRESA/PRONATEC
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112972 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5817 "inscrito_id" => 15809 "titulo" => "A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA NA ALDEIA URUBU BRANCO, IFMT - CAMPUS CONFRESA/PRONATEC" "resumo" => "Os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT - Campus Confresa, enfrentam desafios significativos, dentre eles, destacamos a evasão de estudantes dos cursos, uma questão multifacetada que demanda análise detalhada. Um caso de sucesso a ser destacado foi a parceria entre o IFMT – Campus Confresa, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) de Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Educação de Confresa, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e a Escola Indígena Estadual Tapi’itãwa. Essa colaboração culminou na oferta do curso Técnico em Agroecologia, na modalidade subsequente, utilizando a metodologia da pedagogia da Alternância, visto ter ocorrido na Comunidade Indígena Apyãwa, localizada na aldeia Tapi´itãwa, conhecida como aldeia Urubu Branco. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa e dialética, alinhada com os preceitos metodológicos de Gil (2002), com o propósito de examinar a oferta do curso Técnico em Agroecologia, e refletir sobre os desafios de evasão escolar, propondo estratégias para mitigar esse fenômeno nos cursos oferecidos pelo Campus. Ao analisar os dados de matrícula, evasão e conclusão do curso, observou-se que dos 40 estudantes matriculados, todos pertencentes à etnia Tapirapé, apenas 4 alunos não formaram, resultando em uma taxa de êxito de 90% de conclusão. Esses resultados evidenciam a eficácia do modelo de ensino implementado e apontam para a importância de políticas e práticas que promovam a inclusão e o sucesso dos estudantes, especialmente em contextos educacionais específicos como o da aldeia Urubu Branco e das comunidades rurais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15809_TB5817_05102024224247.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CESAR LAURINDO SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO CESAR" "autor_email" => "paulo.laurindo@ifmt.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112972 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5817 "inscrito_id" => 15809 "titulo" => "A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA NA ALDEIA URUBU BRANCO, IFMT - CAMPUS CONFRESA/PRONATEC" "resumo" => "Os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT - Campus Confresa, enfrentam desafios significativos, dentre eles, destacamos a evasão de estudantes dos cursos, uma questão multifacetada que demanda análise detalhada. Um caso de sucesso a ser destacado foi a parceria entre o IFMT – Campus Confresa, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) de Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Educação de Confresa, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e a Escola Indígena Estadual Tapi’itãwa. Essa colaboração culminou na oferta do curso Técnico em Agroecologia, na modalidade subsequente, utilizando a metodologia da pedagogia da Alternância, visto ter ocorrido na Comunidade Indígena Apyãwa, localizada na aldeia Tapi´itãwa, conhecida como aldeia Urubu Branco. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa e dialética, alinhada com os preceitos metodológicos de Gil (2002), com o propósito de examinar a oferta do curso Técnico em Agroecologia, e refletir sobre os desafios de evasão escolar, propondo estratégias para mitigar esse fenômeno nos cursos oferecidos pelo Campus. Ao analisar os dados de matrícula, evasão e conclusão do curso, observou-se que dos 40 estudantes matriculados, todos pertencentes à etnia Tapirapé, apenas 4 alunos não formaram, resultando em uma taxa de êxito de 90% de conclusão. Esses resultados evidenciam a eficácia do modelo de ensino implementado e apontam para a importância de políticas e práticas que promovam a inclusão e o sucesso dos estudantes, especialmente em contextos educacionais específicos como o da aldeia Urubu Branco e das comunidades rurais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15809_TB5817_05102024224247.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CESAR LAURINDO SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO CESAR" "autor_email" => "paulo.laurindo@ifmt.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }