O presente trabalho é resultado do Componente Curricular Estágio de Introdução ao Campo Educacional vivenciado no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, com duração de 60 horas aulas. O objetivo do estágio foi conhecer e analisar a realidade educacional pública e particular, urbana e rural local. Com o intuito de contribuir com a formação teórico-prática dos/as graduandos/as, a partir das vivências promovidas da relação escola/universidade, possibilitando o encontro reflexivo dos saberes obtidos em sala de aula com a realidade educacional local, gerando novos saberes e a problematização do saber/fazer dos futuros profissionais na área. A princípio, para a realização do estágio foram feitas orientações, planejamentos e aquisições da base teórica-metodológica com autores como Carbello (2014), Libâneo (2000), Pimenta (2014) dentre outros. O estágio ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Espinheiro Gomes, localizada na cidade de Castanhal-Pará. Neste trabalho, traça-se as impressões mais pertinentes do que foi observado em contato com a realidade do ambiente escolar, descobrindo e analisando o trabalho de cada parte da instituição, através do diálogo com a comunidade escolar ali presente, docentes, discentes, gestores e funcionários que estiveram juntos conosco no decorrer dessa experiência. Além disso, o artigo trás ponderações acerca do trabalho conjunto entre escolar/universidade, entrelaçando os conhecimentos teóricos apreendidos na graduação e a prática diante do cenário educacional, e assim, trazendo reflexões necessárias diante de questões sobre a teoria versus prática, que tende a ser um assombro nas perspectivas dos graduandos/as ao decorrer do curso.