Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESBRAVANDO A ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108916
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 3495
    "titulo" => "DESBRAVANDO A ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado do Componente Curricular Estágio de Introdução ao Campo Educacional vivenciado no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, com duração de 60 horas aulas. O objetivo do estágio foi conhecer e analisar a realidade educacional pública e particular, urbana e rural local. Com o intuito de contribuir com a formação teórico-prática dos/as graduandos/as, a partir das vivências promovidas da relação escola/universidade, possibilitando o encontro reflexivo dos saberes obtidos em sala de aula com a realidade educacional local, gerando novos saberes e a problematização do saber/fazer dos futuros profissionais na área. A princípio, para a realização do estágio foram feitas orientações, planejamentos e aquisições da base teórica-metodológica com autores como Carbello (2014), Libâneo (2000), Pimenta (2014) dentre outros. O estágio ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Espinheiro Gomes, localizada na cidade de Castanhal-Pará. Neste trabalho, traça-se as impressões mais pertinentes do que foi observado em contato com a realidade do ambiente escolar, descobrindo e analisando o trabalho de cada parte da instituição, através do diálogo com a comunidade escolar ali presente, docentes, discentes, gestores e funcionários que estiveram juntos conosco no decorrer dessa experiência. Além disso, o artigo trás ponderações acerca do trabalho conjunto entre escolar/universidade, entrelaçando os conhecimentos teóricos apreendidos na graduação e a prática diante do cenário educacional, e assim, trazendo reflexões necessárias diante de questões sobre a teoria versus prática, que tende a ser um assombro nas perspectivas dos graduandos/as ao decorrer do curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3495_TB84_26102024213931.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianaaoliver7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108916
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 3495
    "titulo" => "DESBRAVANDO A ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado do Componente Curricular Estágio de Introdução ao Campo Educacional vivenciado no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, com duração de 60 horas aulas. O objetivo do estágio foi conhecer e analisar a realidade educacional pública e particular, urbana e rural local. Com o intuito de contribuir com a formação teórico-prática dos/as graduandos/as, a partir das vivências promovidas da relação escola/universidade, possibilitando o encontro reflexivo dos saberes obtidos em sala de aula com a realidade educacional local, gerando novos saberes e a problematização do saber/fazer dos futuros profissionais na área. A princípio, para a realização do estágio foram feitas orientações, planejamentos e aquisições da base teórica-metodológica com autores como Carbello (2014), Libâneo (2000), Pimenta (2014) dentre outros. O estágio ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Espinheiro Gomes, localizada na cidade de Castanhal-Pará. Neste trabalho, traça-se as impressões mais pertinentes do que foi observado em contato com a realidade do ambiente escolar, descobrindo e analisando o trabalho de cada parte da instituição, através do diálogo com a comunidade escolar ali presente, docentes, discentes, gestores e funcionários que estiveram juntos conosco no decorrer dessa experiência. Além disso, o artigo trás ponderações acerca do trabalho conjunto entre escolar/universidade, entrelaçando os conhecimentos teóricos apreendidos na graduação e a prática diante do cenário educacional, e assim, trazendo reflexões necessárias diante de questões sobre a teoria versus prática, que tende a ser um assombro nas perspectivas dos graduandos/as ao decorrer do curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3495_TB84_26102024213931.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianaaoliver7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho é resultado do Componente Curricular Estágio de Introdução ao Campo Educacional vivenciado no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, com duração de 60 horas aulas. O objetivo do estágio foi conhecer e analisar a realidade educacional pública e particular, urbana e rural local. Com o intuito de contribuir com a formação teórico-prática dos/as graduandos/as, a partir das vivências promovidas da relação escola/universidade, possibilitando o encontro reflexivo dos saberes obtidos em sala de aula com a realidade educacional local, gerando novos saberes e a problematização do saber/fazer dos futuros profissionais na área. A princípio, para a realização do estágio foram feitas orientações, planejamentos e aquisições da base teórica-metodológica com autores como Carbello (2014), Libâneo (2000), Pimenta (2014) dentre outros. O estágio ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Espinheiro Gomes, localizada na cidade de Castanhal-Pará. Neste trabalho, traça-se as impressões mais pertinentes do que foi observado em contato com a realidade do ambiente escolar, descobrindo e analisando o trabalho de cada parte da instituição, através do diálogo com a comunidade escolar ali presente, docentes, discentes, gestores e funcionários que estiveram juntos conosco no decorrer dessa experiência. Além disso, o artigo trás ponderações acerca do trabalho conjunto entre escolar/universidade, entrelaçando os conhecimentos teóricos apreendidos na graduação e a prática diante do cenário educacional, e assim, trazendo reflexões necessárias diante de questões sobre a teoria versus prática, que tende a ser um assombro nas perspectivas dos graduandos/as ao decorrer do curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.