A formação continuada é uma trajetória de diversas possibilidades, que permite ao professor atualização e desenvolvimento contínuo de sua formação profissional, favorecendo a reflexão para um novo olhar sobre o seu papel na promoção do conhecimento significativo, atuando não apenas como mero transmissor de conteúdos, ressignificando sua prática docente no processo de aprendizagem. O presente trabalho tem o propósito de pesquisar sobre o alinhamento entre os conhecimentos teóricos relativos ao ensino de Língua Portuguesa na atualidade e a prática pedagógica e formação do docente no Ensino Fundamental em Tempo Integral anos Finais no Estado do Ceará. O referencial teório fundamentou-se em de Língua Portuguesa e na formação docente e no estudo teoria e as práticas de linguagem em leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística em sala de aula. Adotamos uma abordagem qualitativa a partir de pesquisa e coletas de dados e entrevistas e análise do discurso com professores em processo formativo. Os resultados mostram que ao oportunizar práticas de planejamento, oficinas de linguagem, metogologias ativas e ações de orientação aos docentes para uso de materiais didáticos apresentados pelo Ensino Integral, de forma inovadora e interativa, passa a contribuir com o desenvolvimento e aquisição de habilidades necessárias a cada série ou etapa de aprendizagem, possibitando a reflexão sobre a prática docente, o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores, impactando na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Observou-se que a perspectiva de alcançar o propósito do aperfeiçoamento da prática pedagógica e contínuo desenvolvimento dos estudantes, é que surgem as formações Paic Integral como um caminho que possibita a aproximação entre teoria e prática, por meio de atividades didático -pedagógicas mediadas por gêneros textuais diversos envolvendo os estudantes em situações de aprendizagem desafiadoras, motivadoras e significativas para exploração da oralidade, reflexão crítica, análise linguística, compreensão .