No Brasil, o ensino superior ainda não é uma realidade para maior parcela da população, sobretudo, para moradores de favelas. De acordo com o Censo de 2010, apenas 1,6% da população de favela possui ensino superior completo. Isso é expressão de uma educação superior que historicamente não é bem-vinda a todas (os). Nesse sentido, os cursinhos populares cumprem um papel fundamental na vida das juventudes, que, por meio da promoção do acesso ao ensino superior, impactam diretamente o cotidiano das famílias e dos territórios em que se inserem. É nesse contexto que a Fundação Gol de Letra, instituição do “terceiro setor” atuante no complexo de favelas do Caju, a partir do pré-vestibular comunitário, visa ampliar meios de educação e oportunidades para a juventude do território. Para isso, a instituição desenvolve ações integradas entre o pedagógico e o Serviço Social, numa perspectiva multidisciplinar, promovendo acesso ao conhecimento e ao acompanhamento sócio-familiar. Desse modo, o objetivo deste texto é discutir sobre os impactos da metodologia de integração pedagógica e social para acesso do público-alvo à universidade, propondo como percurso metodológico: 1) Analisar a proposta sócio-pedagógica do cursinho pré-vestibular, a estruturação da relação entre educadores e assistentes sociais e seus impactos no desenvolvimento do público-alvo; 2) Refletir sobre os dados de aprovações monitorados identificando os pontos de encontro entre esses rendimentos, a metodologia aplicada na instituição e o perfil de jovens e adultos que participaram do projeto; Como resultado do estudo temos que a interseção entre pedagógico e social foi determinante para promoção do acesso das turmas à universidade, tal qual a permanência no período de preparação. Ademais, entendemos também que essa experiência testifica que a relação entre ambas as áreas, na educação, pode gerar resultados efetivos e de impacto.