Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão teórica acerca do conceito de liderança do diretor e a sua importância para o contexto educativo. O papel do gestor escolar envolve aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e culturais. Dentre suas principais funções estão: articular, motivar e mobilizar sua equipe em prol de uma educação democrática de qualidade. Desse modo, seu papel, enquanto líder, é de extrema relevância para a construção de uma escola justa, equânime e com resultados de aprendizagem satisfatórios. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico, a partir de publicações referentes ao tema. Como fundamentação teórica, faremos usos de pesquisas desenvolvidas por estudiosos como: Lück (2000, 2002, 2009, 2011), Libâneo (2013), Torres; Palhares, 2009, e Paro (2016). A partir deste trabalho é possível afirmar que é de fundamental importância o aperfeiçoamento da capacidade de liderança do gestor escolar para que o sucesso da instituição escolar seja alcançado. Vale ressaltar que o gestor como líder da comunidade escolar tem o desafio de articular ações entre a escola e a comunidade para que possa ser construído um projeto político pedagógico coletivo que vise à construção de uma instituição democrática cumpridora da sua função social que é, sobretudo, relacionada a preceitos éticos e democráticos.