Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GRUPO SUMMER LEAVES: IMERSÕES EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112345
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4934
    "inscrito_id" => 1025
    "titulo" => "GRUPO SUMMER LEAVES: IMERSÕES EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA"
    "resumo" => "O Grupo Summer Leaves é um coletivo de ex estudantes criado no curso de graduação em Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará que utilizou a educação formal recebida no âmbito acadêmico para experimentar e propor a composição, a execução e a improvisação musical de maneira coletiva e democrática nos processos criativos deste conjunto de músicos autores. O presente escrito trata-se de um relato de experiência com uma abordagem qualitativa que objetiva descrever acerca do processo formativo musical e humano dos integrantes do grupo durante os trabalhos de produção do nosso extended play (Ep), trata-se de um disco musical com menos de trinta minutos de duração, que se estrutura entre quatro e seis músicas, em um espaço de educação não formal. Nossa metodologia é focada no relato dos processos de ensaio, criação musical compartilhada, participação de eventos enquanto grupo que se expressa artisticamente e produção musical com sustentação teórica, sobretudo, na aprendizagem musical compartilhada, que é uma proposta de aprendizagem baseada no encontro entre pessoas capazes de uma interação não-objetivista . Os resultados parciais deste caminho musical de pesquisa percorridos e pontuados neste artigo demonstraram que em múltiplos andamentos de criação, produção e divulgação do nosso produto artístico, o Ep, muitos conceitos da aprendizagem musical compartilhada, teoria base deste trabalho, foram vivenciados, portanto, fazem parte da centralidade de formação dos integrantes do Grupo Summer Leaves aqui representados. Por fim, este trabalho desenvolvido ainda está em curso, pois o grupo continua aprofundando-se em suas práticas de composição e gravação compartilhada. Assim sendo, o escrito que se segue, refere-se a um recorte temporal pontuado na contemporaneidade de memórias reconstituídas do grupo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1025_TB4934_25102024124227.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRO DA SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ALEX FREITAS"
    "autor_email" => "alexsandro.silva.freitas05@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112345
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4934
    "inscrito_id" => 1025
    "titulo" => "GRUPO SUMMER LEAVES: IMERSÕES EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA"
    "resumo" => "O Grupo Summer Leaves é um coletivo de ex estudantes criado no curso de graduação em Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará que utilizou a educação formal recebida no âmbito acadêmico para experimentar e propor a composição, a execução e a improvisação musical de maneira coletiva e democrática nos processos criativos deste conjunto de músicos autores. O presente escrito trata-se de um relato de experiência com uma abordagem qualitativa que objetiva descrever acerca do processo formativo musical e humano dos integrantes do grupo durante os trabalhos de produção do nosso extended play (Ep), trata-se de um disco musical com menos de trinta minutos de duração, que se estrutura entre quatro e seis músicas, em um espaço de educação não formal. Nossa metodologia é focada no relato dos processos de ensaio, criação musical compartilhada, participação de eventos enquanto grupo que se expressa artisticamente e produção musical com sustentação teórica, sobretudo, na aprendizagem musical compartilhada, que é uma proposta de aprendizagem baseada no encontro entre pessoas capazes de uma interação não-objetivista . Os resultados parciais deste caminho musical de pesquisa percorridos e pontuados neste artigo demonstraram que em múltiplos andamentos de criação, produção e divulgação do nosso produto artístico, o Ep, muitos conceitos da aprendizagem musical compartilhada, teoria base deste trabalho, foram vivenciados, portanto, fazem parte da centralidade de formação dos integrantes do Grupo Summer Leaves aqui representados. Por fim, este trabalho desenvolvido ainda está em curso, pois o grupo continua aprofundando-se em suas práticas de composição e gravação compartilhada. Assim sendo, o escrito que se segue, refere-se a um recorte temporal pontuado na contemporaneidade de memórias reconstituídas do grupo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1025_TB4934_25102024124227.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRO DA SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ALEX FREITAS"
    "autor_email" => "alexsandro.silva.freitas05@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Grupo Summer Leaves é um coletivo de ex estudantes criado no curso de graduação em Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará que utilizou a educação formal recebida no âmbito acadêmico para experimentar e propor a composição, a execução e a improvisação musical de maneira coletiva e democrática nos processos criativos deste conjunto de músicos autores. O presente escrito trata-se de um relato de experiência com uma abordagem qualitativa que objetiva descrever acerca do processo formativo musical e humano dos integrantes do grupo durante os trabalhos de produção do nosso extended play (Ep), trata-se de um disco musical com menos de trinta minutos de duração, que se estrutura entre quatro e seis músicas, em um espaço de educação não formal. Nossa metodologia é focada no relato dos processos de ensaio, criação musical compartilhada, participação de eventos enquanto grupo que se expressa artisticamente e produção musical com sustentação teórica, sobretudo, na aprendizagem musical compartilhada, que é uma proposta de aprendizagem baseada no encontro entre pessoas capazes de uma interação não-objetivista . Os resultados parciais deste caminho musical de pesquisa percorridos e pontuados neste artigo demonstraram que em múltiplos andamentos de criação, produção e divulgação do nosso produto artístico, o Ep, muitos conceitos da aprendizagem musical compartilhada, teoria base deste trabalho, foram vivenciados, portanto, fazem parte da centralidade de formação dos integrantes do Grupo Summer Leaves aqui representados. Por fim, este trabalho desenvolvido ainda está em curso, pois o grupo continua aprofundando-se em suas práticas de composição e gravação compartilhada. Assim sendo, o escrito que se segue, refere-se a um recorte temporal pontuado na contemporaneidade de memórias reconstituídas do grupo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.