O presente estudo se constitui como uma pesquisa qualitativa realizada com professores, alunos e comunidade escolar das turmas 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Lídia Alves – Itaitinga - CE, através da qual analisaremos os aspectos relevantes sobre os diferentes impactos do Programa de Tempo Integral no processo de aprendizagem dos alunos. A categoria de educação integral envolve várias dimensões e vai além da simples extensão do tempo escolar – a chamada educação em tempo integral ou jornada estendida. Gadotti propõe a ideia de uma escola “integral, integrada e integradora” - uma escola em que a educação se desenvolve como processo multidimensional, articulado a outras políticas setoriais e capaz de aproveitar as oportunidades que os bairros, comunidades e cidades podem oferecer para o desenvolvimento dos alunos. A luz do pensamento de Arcoverde e Albuquerque (2016), Serafim e Dias (2012), Hölfling (2010) e Campos, Nascimento e Barbosa (2023), podemos compreendera necessidade de sensibilizar o professor a perceber o que realmente os alunos já aprenderam e quais dificuldades ainda persistem. Isto o ajudará a encontrar mecanismos necessários para auxiliá-los diante das dificuldades para a melhoria contínua da qualidade da escola pública de tempo integral.