PROJETO CORPORE – RISCO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES USUÁRIOS DA INTERNET
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108977 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 3001 "titulo" => "PROJETO CORPORE – RISCO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES USUÁRIOS DA INTERNET" "resumo" => "A contemporaneidade sobrepõe padrões de beleza e corpo ideal, calcados em um forte envolvimento de adolescentes com a internet e as mídias sociais, que nem sempre retratam a realidade por trás das telas. Vive-se à luz de uma série de exigências, a fim de valorizar a aparência física como fator importante de reconhecimento social, o que pode gerar comportamentos de insatisfação corporal e distorção da autoimagem, levando a práticas alimentares não saudáveis ou inadequadas. Neste contexto, o culto ao corpo e sua intrínseca relação com o risco de transtornos alimentares na adolescência se mostram uma discussão essencial para os campos da Psicologia e da Nutrição. Este artigo é produto do Projeto Corpore, que se realizará na rede municipal de educação de Araçagi, Paraíba, e objetiva, em seu curso no ano 2024, além da pesquisa de campo, promover ações educativas durante o primeiro trimestre letivo, que fomentem a reflexão sobre prevenção e intervenção dentro do contexto descrito, contribuindo para o desenvolvimento íntegro, saudável e livre de adoecimentos nutricionais e emocionais. Dentre as ações que serão realizadas com o público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas da zona urbana, estão previstos encontros grupais, dinâmicos e interativos, iniciando por uma reunião com os profissionais das respectivas turmas e com pais e/ou responsáveis, aplicação de instrumentos de coleta de dados, como questionário sociodemográfico; versão traduzida e validada dos Internet Addiction Test (IAT); Contor Drawing Rating Scale; Body Shape Questionnaire (BSQ); Eating Attitude Test – 26 (EAT-26) e Self Photo Editing and Photo Investment, além das atividades práticas. Espera-se, por fim, que sejam identificados aspectos de dependência tecnológica atrelados aos níveis de insatisfação corporal e riscos de transtornos alimentares, bem como prevê-se que as ações pedagógicas sensibilizem e contribuam para a necessária mudança desse cenário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3001_TB166_12022024130349.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MAIA VIEIRA TRAVASSOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA MAIA" "autor_email" => "amanda_maiacvieira@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108977 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 3001 "titulo" => "PROJETO CORPORE – RISCO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES USUÁRIOS DA INTERNET" "resumo" => "A contemporaneidade sobrepõe padrões de beleza e corpo ideal, calcados em um forte envolvimento de adolescentes com a internet e as mídias sociais, que nem sempre retratam a realidade por trás das telas. Vive-se à luz de uma série de exigências, a fim de valorizar a aparência física como fator importante de reconhecimento social, o que pode gerar comportamentos de insatisfação corporal e distorção da autoimagem, levando a práticas alimentares não saudáveis ou inadequadas. Neste contexto, o culto ao corpo e sua intrínseca relação com o risco de transtornos alimentares na adolescência se mostram uma discussão essencial para os campos da Psicologia e da Nutrição. Este artigo é produto do Projeto Corpore, que se realizará na rede municipal de educação de Araçagi, Paraíba, e objetiva, em seu curso no ano 2024, além da pesquisa de campo, promover ações educativas durante o primeiro trimestre letivo, que fomentem a reflexão sobre prevenção e intervenção dentro do contexto descrito, contribuindo para o desenvolvimento íntegro, saudável e livre de adoecimentos nutricionais e emocionais. Dentre as ações que serão realizadas com o público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas da zona urbana, estão previstos encontros grupais, dinâmicos e interativos, iniciando por uma reunião com os profissionais das respectivas turmas e com pais e/ou responsáveis, aplicação de instrumentos de coleta de dados, como questionário sociodemográfico; versão traduzida e validada dos Internet Addiction Test (IAT); Contor Drawing Rating Scale; Body Shape Questionnaire (BSQ); Eating Attitude Test – 26 (EAT-26) e Self Photo Editing and Photo Investment, além das atividades práticas. Espera-se, por fim, que sejam identificados aspectos de dependência tecnológica atrelados aos níveis de insatisfação corporal e riscos de transtornos alimentares, bem como prevê-se que as ações pedagógicas sensibilizem e contribuam para a necessária mudança desse cenário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3001_TB166_12022024130349.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MAIA VIEIRA TRAVASSOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA MAIA" "autor_email" => "amanda_maiacvieira@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }