O presente estudo trata de investigar a repercussão formação continuada do professor na aprendizagem dos alunos na sala de aula. Porém, a partir dos resultados das avaliações externas dos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, bem como do indicador, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do município de Viçosa do Ceará – CE, vimos que temos uma tendência crescente nos referidos resultados, o que nos revela o correto investimento da gestão nas orientações aos professores e na definição destes nas suas estratégias o que tem levado o município em avanços significativos no desempenho dos alunos. Assim, queremos compreender como a formação continuada tem contribuído para essa melhoria nos resultados da aprendizagem dos alunos na sala de aula considerando o aspecto da formação docente. Apoiados no pensamento de Gatti (2009), Campos (2019 e 2020), Nóvoa (2009) percebemos que a formação continuada para professores precisa guardar uma sintonia com as reais dificuldades e necessidades dos professores na sala de aula. A gestão democrática exige a ampla participação dos sujeitos que fazem à escola. Desse modo, é necessário envolver cada vez mais os professores para participarem das decisões acerca dos processos de formação no qual são submetidos, bem como os formadores, precisam também, de melhor conhecimento dos contextos escolares em que os professores estão inseridos.