Ressaltando a importância do desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos, este artigo, de natureza qualitativa, via pesquisa bibliográfica tem como objetivo: compreender como as práticas pedagógicas utilizadas nas aulas de língua portuguesa contribuem para o desenvolvimento das habilidades leitoras. O estudo buscou fundamentar-se nas concepções de leitura e sua abordagem na perspectiva do ensino e das orientações dos documentos oficiais, bem como na análise de estratégias e práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas nas aulas de português para aprimorar o nível de compreensão leitora dos alunos. Para tanto, nos baseamos em Solé (1998), Soares (2003), Kleiman (2013), entre outros. A abordagem enfatizou especialmente a função de ler para aprendizagem, destacando seu processo interativo, as estratégias de leitura como aporte para as ações didáticas no ensino e as práticas de letramento como contributos ao desenvolvimento da competência leitora atrelados a utilização de recursos tecnológicos como aporte de inovação da ação docente no ensino de leitura. Concluiu-se ser imprescindível o tratamento didático no ensino de leitura voltado para o desenvolvimento da competência leitora que inclui o trabalho com gêneros textuais diversos, o ensino de estratégias e práticas pedagógicas que auxiliem os alunos a se apropriarem do ato de ler como instrumento de aquisição de conhecimento e transformação social.